Operações com Opções

Eu só vou explicar a operação se vocês me pedirem. O meu objetivo é dizer se faço, quando faço e por que não faço e regras básicas para quando fizer.

Compra a seco – eu utilizo em casos muito, muito raros. Na verdade, eu não faço uma operação desta há 2 anos e pretendo não fazer mais. Motivo: é uma estratégia perdedora no longo prazo. As perdas são maiores que os ganhos no longo prazo.

Acho que é uma operação para ser utilizada somente como defesa para outras operações, em que a defesa seja aumentar o GAMMA da operação. Mas a melhor defesa para mim é zerar a operação.

O outro motivo é que minha estratégia é acumular o maior número de ações possível no longo-prazo e utilizar o mercado de opções como forma de ganhar um dinheiro extra e reinvestir na carteira, sempre. Desta forma, vejo o lançamento coberto como uma estratégia excelente para o meu gerenciamento de risco. Não pretendo realizar outras operações. Só para se ter uma ideia (se quiserem pode ser com acento), quando eu lanço 6.400 opções e esta cai R$ 0,20 (vinte centavos), eu obtenho um resultado de R$ 1.280,00. E isto acontece mesmo que a ação suba, contanto que não passe mais de vinte centavos o meu breakeven point. Mil e duzentos reais é MUITO dinheiro! Pra que eu vou querem mais???

Eu quero encher minha carteira de ações e viver ganhando dividendos e lançando opções OTM a vida toda sem fortes emoções.

Com relação a COMPRA A SECO, se você um dia fizer, NUNCA FAÇA PREÇO MÉDIO!! Repito: preço médio NÃOOOO.

Exemplo de preço médio: Comprar mil opções a 2 reais; a opção vai a 1,50 e eu compro mais 2000 opções: meu preço médio agora é 1,67! (eu penso: “basta subir um pouco que eu ganho com a operação”). Daí cai para 1 real e eu compro mais 2000 opções: preço médio agora é 1,40. (e minha cabeça não funcionará se eu repetir esta operação todo mês.)

É como uma empresa que já tem todos os sintomas de que tal produto/divisão já eram e insiste: compra maquinários mais modernos, investe em campanha de marketing, faz de tudo para tentar levantar o cavalo morto em vez de fazer a única coisa realmente certa: Descontinuar o produto/divisão e investir naqueles que estão bombando, potencializando ainda mais estes.

Galera, a ilusão da compra a seco já aconteceu comigo, acontece com todo mundo. Eu me lembro que eu disse pro Denny há cerca de 2 anos: “Quer perder 300 reais no mercado de opções?” E mostrei pra ele uma opção que tinha subido 6oo% naquele dia.

Ele respondeu: “Quero!”. Daí ele comprou a opção, perdeu todo o dinheiro e eu lhe disse: “Esse foi o melhor curso de opções que você poderia fazer na vida e lhe custou apenas 300 reais. Eu paguei 5 mil pelo mesmo curso! Foi uma excelente operação.” O Denny nunca mais fez esta operação e, desde então, vem mudando seus hábitos de consumo e adquirindo ações da Petrobras e fazendo lançamento coberto. Já tem mil ações e está muito feliz com o dinheiro retirado todo mês e reinvestido na carteira dele.

A bola de neve só começou para mim e para ele.

Anúncios

8 comentários sobre “Operações com Opções

  1. Oi Evaldo,

    Psicologicamente é difícil resistir à tentação de fazer preço médio comprando opções. Quem tem tempo de ficar em frente ao HB olhando as oscilações de opções fica louco com a quantidade de chances de fazer um trade. Mas é realmente só para quem quer altas emoções e não as encontrar nas fraldas, futebol e sofá.

    Abraços,

    André

  2. André, eu já caí no erro desta operação e aprendi.
    Eu percebi, com muito estudo, que para utilizar o mercado para fazer patrimônio é preciso controlar o ANIMAL SPIRIT para não realizar operações baseadas em torcida. Na minha galera tem um cujo plano de operar ações era: “comprar e torcer!”.

    Felizmente, após anos de convívio e resultados como argumento, ele se convenceu de elaborar uma estratégia de longo prazo.
    Espero que você esteja operando dentro de uma estratégia de longo prazo também.

    Se você tem expectativa de alta na PETR, tem outras operações que pode utilizar, além da compra a seco. Tais como: BOI mais ITM, algumas operações alvo e trava de alta (aliás, com bom VE, na última semana de vencimento, há boas oportunidades de trava de alta).

    O BOI, as vezes, dá para montar no crédito (receber para montar) ou no zero-a-zero.

  3. lembram-se daquela continha: 100 – 20% = 80 assim como 80 + 25% = 100. Logo se for pra torcer, é mais fácil cair do que subir. Se vc quiser arriscar seu patrimônio em busca de emoções, torça pra cair. Imagino se o andre não tenha desfeito sua operação. Como ele deve estar? Torcendo pra subir? Hehehe deve estar implorando pra subir, acredito. E enquanto isso, nós com um dinheirinho, mesmo que pouco, na conta.

  4. Boa tarde a todos,
    Acompanho o blog a um tempinho e nao entendi o porque da mudança.
    Quanto a compra a seco tbem ja fui vitima.
    Porem, existe formas diferentes de entrar comprado no mercado que limitam suas perdas e normalmente nao exigem muito conheceimtneo tecnico, como é o caso da trava de alta, o porprio blaster pubicou uma trava interessante denominada “Boi”, exige margem e meio complexa.
    Imaginem uma pessoa que nao tem condições de comprar 1kg de petro no mercado a maneira mais rapida de atingir o objetivo são as travas seja de alta ou de baixa.

    1. Olá Gildson.
      As mudanças no blog foram bem pequenas. Na verdade, o que começou como um blog intimista do Mestre acabou virando um fórum de discussões com mais de 2mil visitas por mês. Daí mudamos o nome para aquele que estava na boca do povo, e adicionamos algumas (por enquanto) pequenas funcionalidades como enquetes e ferramentas de pesquisa. Nossa idéia é manter e ampliar este local para trocarmos cada vez mais idéias com os investidores que viajam na net. Eu particularmente acho o espaço muito rico e diferente de tudo o que você vai encontrar em outros sites, pois juntamos análise técnica, operações estruturadas com opções e finanças comportamentais, além de postarmos o que estamos de fato fazendo nas nossas operações reais. Ou seja, somos pessoas verdadeiras, que operam no mercado como você, e estamos aprendendo junto com todos e dividindo um pouco da nossa pequena experiência.
      A essência continua a mesma. A cara é que mudou um pouco.
      Quanto aos questionamentos sobre as travas, passo essa para o mestre.
      Abs.

      1. Acho que captei a mensagem, logo irao cobrar pelo acesso.
        Ja vi isso acontecer outras vezes.
        Cada um cada um.

  5. A cobrança do acesso é uma alternativa que não temos inteção de implementar.
    Mas podemos colocar um formulário para cadastro com o intuito de conhecermos melhor nossa galera. Desta forma, poderemos discutir os assuntos que mais gostamos, da forma que acharmos mais eficaz.

    Se o Calderon permitir, podemos assumir um compromisso público de gratuidade de acesso.

    1. Isso é bacana Evaldo,deixarmos de ser tao anonimo, isso é mais um passo para a transparencia, na minha opiniao a transparencia que vejo no blog, alguns dados, operações reais, tudo isso gera uma unica coisa CREDIBILIDADE.
      Somos todos bombardeados por pessoas mal intencionadas e de indole duvidosa, foruns de algun sites sao um veneno mortal para iniciantes, o cuidado deve ser tomado ao mais alto nivel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s