Ações

Investimentos em Renda Fixa – Debênture 03-08-2016

Galera, nem só de ações e opções viverá o trader!

Ontem aloquei uma parte do meu patrimônio em duas debêntures com características diferentes:

1) Debênture da Santo Antônio Energia (STEN23): É uma debênture sem incidência de Imposto de Renda, que paga 8,60% a.a + IPCA; o vencimento será em 15/04/2024;

2) Debênture da CEMIG (CMDT23): É uma debênture com incidência de Imposto de Renda, que paga 10,50% a.a + IPCA; o vencimento será em 17/02/2021;

Quem quiser investir em debêntures deve:

  1. Alocar uma parte pequena de seu patrimônio. Eu coloco no máximo 15%;
  2. Analisar os prospectos das emissões das debêntures em que se quer investir;
  3. Conhecer os riscos inerentes a este investimento.

Além de ter os riscos de mercado inerentes a qualquer título público, por ser um título privado, as debêntures trazem riscos adicionais de CRÉDITO (envolve a capacidade da empresa emissora honrar seus pagamentos) e o de LIQUIDEZ (o investidor se desfazer dos títulos caso seja necessário ou oportuno).

Quem quiser conhecer mais desse mercado, pode encontrar muitas informações em: http://www.debentures.com.br/

6 comentários sobre “Investimentos em Renda Fixa – Debênture 03-08-2016

  1. Eu não gosto muito de debêntures. Eu tenho um pouco das debêntures de infraestrutura da Vale, que são isentas de IR e na época peguei no lançamento com uma taxa satisfatória.
    Para mim o problema é que vc adiciona o risco da solvência da empresa num papel de vencimento muito longo. Ou seja, eu só compraria debêntures se:
    1) eu estivesse disposto a fazer buy-n-hold com ações do emissor pelo prazo de vencimento do papel.
    2) a taxa fosse atraente, comparando com outros produtos de renda fixa E com operação de opções (taxa ou remuneração de carteira).
    Ou seja, para mim quase nunca vale a pena. Prefiro um CDB de bancos pequenos pagando 120% do CDI, que paga bem e tem garantia do FGC.

    1. Sempre existe esta possibilidade. Por isso devemos alocar o patrimônio em diferentes ativos. Dilui o risco.

Deixe um comentário

