Ações, Análise Técnica do Calderon

Análise Técnica de Vale5 (continuação)

Uau!

Muita força compradora no papel. Os entendidos de macroeconomia depois venham explicar nos comentários, mas parece que estão botando fé no “PAC” chinês, e os preços do minério de ferro devem estar avançando. O fato é que o rompimento de que falamos ontem se confirmou, e aquela resistência intermediária foi evaporada sem dó nem piedade. Vejam só o gráfico após o fechamento de hoje.

VALE5_Diario

O papel saiu definitivamente da tendência terciária de baixa e também da congestão que vinha desde o início de abril. Tecnicamente já até consideramos o papel em tendência de alta, pois temos fundos e topos ascendentes. Vejam que enquanto o candle de ontem tocava sua extremidade inferior na MME de 20 períodos, o candle de hoje está sentadinho sobre a MME de 50 períodos, que é considerada uma média de médio prazo (meio cacofônico, mas é isso aí). Já a média de longo prazo, de 200 períodos, está ainda bem distante, por volta dos 19,50. Muitos analistas entendem que enquanto o papel oscila abaixo da MME200 ele ainda não tem tendência primária de alta. Eu concordo.

Agora que passou como um foguete pela resistência dos 16,93, o objetivo principal do papel passa a ser os 19,14, com uma pausa intermediária nos 17,51-17,74, por conta de resistência menos importante originada em janeiro/fevereiro (destacada com uma elipse no gráfico. Pode ser que o papel venha a tomar um fôlego antes de retomar sua caminhada, já que o IFR bateu em 74 no fechamento de hoje. Por isso não me surpreenderia uma pequena realização antes da retomada buscando o objetivo.

Pela análise técnica, como o papel entrou em tendência de alta e rompeu resistência, a indicação seria de compra com objetivo nos 19,14 e stop loss nos 16,93. O que dá um potencial de ganho de 9,18%, e perda de 3,42% no acionamento do stop. Eu particularmente não gosto dessa operação, pois o stop está muito longo e o IFR muito esticado, mas ta aí. O que eu acho? Acho que, se não perder a tendência, antes de buscar os 19,14 ele deve fazer um fundo próximo desses 16,93 (podendo até ser abaixo, sem perda de tendência, o que acionaria o stop) e gerar uma oportunidade melhor para a compra, com o IFR abaixo de 60. Se operei hoje? Claro que sim! Mas isso é assunto pra outro post.

E vocês, o que acham?

Vamo que vamo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s