Ações, Operações Realizadas

Acompanhamento das Operações de Março

Fala Pessoal! Que rallye na Petro, heim? Excelente para os comprados! Parabéns para quem fez a leitura.

Para quem não acompanhou os posts anteriores (aqui, aqui, e aqui), as operações de Março foram três lançamentos cobertos: um em Vale para remuneração de carteira; dois em Petro, sendo um para remuneração e outro para taxa.

Uma breve explicação sobre os tipos de operação: os lançamentos para remuneração de carteira são realizados OTM (fora do dinheiro), com o objetivo de não ser exercido, mas embolsar o prêmio (ou parte dele) e manter as ações em carteira. Já os lançamentos para taxa são realizados ITM (dentro do dinheiro)< com o objetivo de ser exercido e embolsar, ao final da operação, o VE (valor extrínseco) das opções que foram lançadas. O valor deste VE dividido pelo valor da ação é a tal da taxa, expressa em percentual.

Minha operação de remuneração de carteira com a Vale atingiu o seu objetivo, que era não ser exercido e embolsar o prêmio todo. Isso ocorreu porque a Vale caiu quase 13% no período entre a operação e o vencimento da opção. Então, apesar de minha operação ter sido positiva e eu ter embolsado os 0,15 do prêmio, a variação da minha carteira com essa operação foi negativa em mais de 12% (13% de queda menos 0,87% do lançamento). O ideal para a remuneração de carteira é quando o papel vai subindo suavemente até o dia do vencimento, mas sem ultrapassar o valor do Strike. Assim, além de embolsar integralmente o prêmio, o valor da carteira aumenta com a valorização do papel.

Diferentemente da Vale que caiu no período, a Petro apresentou uma subida forte e rápida. Neste momento, a valorização ultrapassa os 56% do dia que fiz o lançamento para remuneração de carteira até agora. Com isso, minha operação de taxa obteve o resultado esperado, e eu embolsei todo o VE< com um resultado líquido de quase 2% na operação. Já a operação de remuneração de carteira na Petro ficou comprometida pela subida muito forte. Se vocês se recordam, eu tinha definido o meu break even em 11,01, que seria o valor que, se o papel atingisse no dia do vencimento e eu deixasse ser exercido, eu não teria prejuízo com relação à cotação de mercado. Ou seja, se eu deixasse ser exercido na opção de 10,91 e o papel estivesse 11,01, eu juntaria os 10,91 com o prêmio de 0,10 das opções e conseguiria comprar o mesmo número de papéis. Agora, com o papel acima de 13, é óbvio que se eu for exercido a 10,91 eu conseguirei comprar um número menor de papéis.

Quais são as opções?

Quando sua operação fica ITM, basicamente são duas as opções: ser exercido ou realizar rolagem de fuga. Existem operações intermediárias, como fazer a rolagem no mesmo vencimento, mas tudo se resume a ser ou não exercido e o quanto se ganhará ou perderá.

E o que é o melhor a se fazer?

Bem, não existe uma resposta única para essa pergunta, pois dependerá de uma série de fatores, como a estratégia do investidor, sua leitura sobre o mercado futuro e sua capacidade/vontade de injetar recursos na operação. O que quase sempre ocorre é que optar pelo exercício dará um resultado financeiro menor do que o potencial da rolagem, isso porque não haverá mais risco. Veja que eu utilizei “potencial da rolagem”, pois trata-se de uma nova operação, que pode ou não atingir seu potencial de ganho.

O que eu fiz.

Como já disse, eu estava lançado na PETRD38, com strike em 10,91 e o papel oscilando acima de 13,00. Então na quinta-feira que antecedeu o vencimento eu aproveitei uma respirada do papel e fiz minha rolagem de fuga da seguinte maneira:

Compra de 100% das PETRD38

Lançamento de 55% na PETRE41 (strike 11,50)

Lançamento de 45% na PETR11 (strike 11,00)

Com isso, distribuí minha carteira um pouco menos ITM e não precisei aportar nenhum dinheiro na operação (na verdade, deu um pequeno resultado positivo que permitiu pagar os custos e ainda pedir uma pizza…).

O cenário agora é o seguinte: se o papel subir com força, corro o risco de ser exercido antecipadamente. Neste caso, minha operação terá me dado um resultado de 3,3% em relação aos 10,91. Caso o papel oscile até 11,50, meu resultado continua sendo os mesmos 3,3%, mas daí ficarei em uma ótima posição para lançar a série F. Caso caia abaixo de 11,50 até 10,91, meu resultado vai diminuindo até zerar (neste cenário, quanto mais baixo chegar, mais teria valido a pena ser exercido) e, obviamente, se chegar abaixo de 10,91 eu passo a ter prejuízo.

A Petro parece bem esticada, com os indicadores técnicos todos mostrando sobrecompra. Mas a verdade é que o que definirá os próximos passos do papel será a divulgação do balanço e a reação do mercado a ele.

Façam suas apostas…

E vamo que vamo!

3 comentários sobre “Acompanhamento das Operações de Março

  1. Eu preferi rolar da PetrE12 para a PetrF13, mas tive que gastar todo o dinheiro que recebi com o lançamento das E12.

    Agora, a situação é não poder fazer nada até Junho, exceto se o valor da ação despencar absurdamente e o valor da F13 ficar quase zero, para que eu possa recomprá-las e esperar um melhor momento para relançar.

    Parabéns pela explicação. Como sempre, muito didáticas.

  2. Não entendi sua operação. Vc rolou da série E para a F quando ainda nem tinha vencido a série D. Além disso empenhou todo seu prêmio obtido com o lançamento da série E, é isso? Se for, o que você fez foi o seguinte: deu (e não vendeu) expectativa de que o papel estará acima dos 13 em junho. Se estiver mesmo, vc travou sua possibilidade de lucro nos 13 e não recebeu nada adiantado por isso. Se estiver menos de 13, vc vai perder o que oscilar para baixo e não recebeu nada para sua compensação. O único jeito dessa operação ser razoável é se o papel cravar em 13 no vencimento da série F.

Deixe um comentário

