Ações

Opinião do Nobel de Economia sobre o Mercado Imobiliário no Brasil

Vencedor do Nobel, Shiller vê mercados cometendo mesmo erro que causou crise de 2008

Fonte: Infomoney

SÃO PAULO – Na véspera, foi anunciado os laureados com o prêmio Nobel de Economia de 2013. Além de Eugene Fama e Lars Peter Hansen, o economista Robert Shiller ganhou o prêmio. O último economista, que chamou atenção ao avaliar que há sinais de bolha imobiliária no Brasil, também vê sinais em alguns outros países: China, Índia, Austrália, Noruega e Bélgica, além dos EUA.

De acordo com Shiller, nos EUA, os estímulos econômicos feitos pelo Federal Reserve e a crescente especulação do mercado são favoráveis para a criação de uma nova bolha imobiliária no país. A Academia Real Sueca de Ciências elogiou a pesquisa de Fama, Hansen e Shiller sobre os preços de ações, títulos e outros ativos, dizendo que a precificação equivocada de ativos pode contribuir para crises financeiras e, como a recente recessão global ilustra, estas crises podem prejudicar a economia global.

“Esta foi a causa do colapso do mercado imobiliário norte-americano, que ajudou a desencadear a crise financeira global de 2008-2009. Os mercados estão com risco de cometer o mesmo erro agora”, disse Shiller à agência de notícias Reuters após saber que tinha ganhado o prêmio Nobel. Segundo ele, a crise financeira que está sendo atravessada nos últimos cinco anos revela a incapacidade de compreender o movimento de preços. 

As bolhas são criadas quando os investidores não conseguem reconhecer quando o preço dos ativos apresentam descolamento frente aos fundamentos subjacentes. Em junho deste ano, ele apontou para o potencial de uma nova bolha imobiliária em algumas grandes cidades dos EUA. “É um aumento de 12%, o que é muito rápido e acredito que tem se acelerado devido à política do Fed”, ressaltou.

O Fed mantém as taxas de juros dos EUA baixas desde o final de 2008 e quase quadruplicou o seu balanço para cerca de 3,7 trilhões através de um programa de compra de títulos. A autoridade monetária tem procurado o melhor momento para iniciar a retirada gradual do programa de compra de títulos e também esboçam preocupação frente às possíveis consequências não intencionais desta política.

De acordo com Shiller, uma possível bolha imobiliária não é a principal consequência da política monetária norte-americana, mas reflete uma mudança em direção a “uma atitude mais especulativa”, que destaca ainda que não se pode esperar que a política monetária cure todos os problemas nacionais.

Perfil dos laureados
A academia sueca destacou que a percepção dos laureados fornece orientações para o desenvolvimento da teoria de precificação dos ativos. Fama foi apontado como um possível Nobel por diversos anos e tem sido chamado o pai das finanças modernas. Ele é um dos economistas mais citados devido a trabalhos sobre a relação entre risco e o rendimento e as suas aplicações para a gestão de portfólios.

Já Lars Peter Hansen é tido como uma referência ao criar um modelo estatístico sobre a adaptação dos agentes econômicos às mudanças periféricas na tomada de decisões financeiras. Hansen expressou cautela sobre a capacidade dos economistas em prever bolhas de ativos com antecedência, destacando que há diferentes maneiras de interpretar as evidências.

Shiller, por sua vez, é o mais conhecido dos três economistas. Pioneiro em trabalhos sobre a irracionalidade das finanças, ele avalia que fatores psicológicos e irracionais influenciam na tomada de decisões econômicas. Shiller concebeu um índice de preços imobiliários nos EUA, chamado “Case-Shiller”, divulgado mensalmente pela Standard & Poor’s. 

Fama e Hansen são professores da Universidade de Chicago, enquanto Shiller é professor na Universidade de Yale.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s