Finanças Comportamentais

Rendimentos mensais possíveis, improváveis e impossíveis: REPOSTING

Este post foi primeiramente publicado em 2010 e está mais atual que nunca com BBOM e Telexfree

Devemos pensar em rendimentos mensais ou anuais – no mercado de ações – realmente possíveis e com um horizonte de tempo adequado para fazer planejamento patrimonial. Um patrimônio familiar leva décadas para ser formado e este deve ser nossa referência temporal. Um tempo adequado para se formar patrimônio poderia ser de 35 anos, tomando por base um indivíduo que começa a poupar aos 30 (antes disso é difícil poupar devido aos investimentos em seus estudos) e vai até aos 65 anos (quando este indivíduo, saudável, deveria voltar a se dedicar a si mesmo).

Rendimentos mensais de 0,8% líquido ao mês: Muito difícil, mas muito possível desde que você tenha um bom controle de risco e de caixa. Depende somente de sua postura como investidor (ter uma estratégia e segui-la).

Rendimentos mensais de 1% líquido ao mês: Muito difícil, mas possível desde que se estude bastante e tenha um comportamento impecável diante do mercado – ou seja, controle emocional. Se você conseguir este rendimento e comportamento, considere-se um verdadeiro investidor de sucesso.

Rendimentos mensais de 1,5% líquido ao mês: Improvável e duvido que alguém consiga. Se você conseguir, pode dizer pra todo mundo que você é um dos melhores investidores do mundo.

Rendimentos mensais de 2% líquido ao mês: Impossível. Não acredito que alguém o consiga, mesmo os melhores investidores do mundo, nas próximas décadas. O melhor das últimas décadas, Peter Lynch, conseguiu.

Minha percepção é a de que: se alguém buscar retornos mensais líquidos superiores a 1,2% a.m, ela deve buscar o caminho do empreendedorismo e abrir a própria empresa. Neste caminho, retornos desta magnitude são possíveis. Mas faça-o dentro da lei.

Observações finais: Acredito que alguém possa ter um retorno de 200% num ano no mercado? Claro! Ao longo de 30 anos ele vai manter este desempenho? Faça-me rir!

A principal observação é: Para alguém que tem um patrimônio pequeno, de até 50 mil reais, é possível obter retornos maiores que 5% a.m? Sim, muito possível. Mas quando o patrimônio vai para um patamar um pouco maior, digamos 500 mil, isto é impossível. E, se o patrimônio alcança um tamanho mais consistente de 5 milhões, o cara não deve buscar mais tanto a sua multiplicação. Deve ter um ASSET ALLOCATION adequado, parte do patrimônio deve ter um objetivo de preservação de capital e uma pequena parte deve continuar com o objetivo de multiplicação.

Um indivíduo com 30 anos com patrimônio menor que 100 mil reais e que tem objetivo de preservação de capital é um indivíduo que precisa de ajuda. Um indivíduo com 60 anos e com patrimônio de 12 milhões que coloca tudo em ativos de risco também precisa ajuda né? (os dois estão equivocados em seus objetivos)

Segue uma planilha com algumas previsões (papel aceita tudo): Para terem uma ideia do absurdo de querer retornos mensais de 4%, investir 2 mil reais mensais nesta taxa, ao longo de 35 anos, daria R$712.807.859.048,46 (mais de 700 BILHÕES DE REAIS).

Anúncios

3 comentários sobre “Rendimentos mensais possíveis, improváveis e impossíveis: REPOSTING

  1. Infelizmente, as pessoas adoram ser enganadas e estas oportunidades sempre surgirão para os inescrupulosos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s