Ações

Alguém realizou análise sobre o Setor Elétrico?

Recebi um recado no celular de que a CMIG4, após cair 10% ontem, está caindo 25% hoje.

Não sei as outras do setor ainda. Se alguém tem uma análise, contribua aí com a galera!

Valeu.

Anúncios

6 comentários sobre “Alguém realizou análise sobre o Setor Elétrico?

  1. Segue análise da Miriam Leitão. Ninguém comentou nada… Vai ter que ler o que ela escreveu.. De castigo!

    Elétricas: mudança súbita nas regras afasta investidores
    Todo mundo gostou do anúncio de redução da conta de luz. Menos quem era sócio das empresas elétricas na bolsa.

    As ações do setor desabaram hoje, um dia depois do anúncio da redução da conta de luz. Como mostra o site do Globo (leia aqui), a perda de valor de mercado chegou a R$ 15 bilhões somente nesta quarta-feira.

    Ironicamente, as empresas do setor elétrico sempre foram consideradas de proteção em um portfólio, com menor volatilidade, porque elas mantêm receitas mais constantes mesmo em tempos de crise econômica. 

    A Cesp paulista chegou a cair mais 30% e fechou com perda de 27%. A Transmissão Paulista perdeu 24%, e a Cemig, 19%. 

    Por que a queda tão grande? Porque a redução da conta de luz foi feita via Medida Provisória (MP),  de uma hora para outra, sem a divulgação dos detalhes. Na dúvida, os investidores preferem vender os papéis e aí acontece o efeito manada.

    Por outro lado, as ações das siderúrgicas estão disparando, porque elas foram as mais beneficiadas com a redução do preço da energia. Ou seja, hoje foi dia de muita volatilidade.

    O caminho menos brusco para o setor elétrico seria uma nova rodada de licitações, na medida em que as concessões fossem vencendo. Isso poderia ser melhor até mesmo para os consumidores, porque as empresas iriam concorrer em leilões, com ofertas de menor preço.

    As empresas terão 30 dias para decidir se aceitam renovar as concessões ou não.

  2. Para mim …a analise é…. fica nessa de buy and hold sem stop pelo menos no semanal companhando uma media movel de medio-longo prazo, que anda para traz 3 anos da vida.
    Aaaa e nao me vem com historia que se perder o lucro de 2 ou 3 anos nao faz diferença na vida de um investidor que faz sim….

  3. Opinião do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE):

    O mercado financeiro poderá alterar a sua percepção sobre o pacote de medidas de redução da tarifa de energia assim que se informar melhor sobre as decisões do governo. A expectativa é que volte a valorizar as ações de empresas do setor elétrico, disse o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. “Não gosto de analisar o comportamento do mercado. As reações são muito rápidas e em cima de informações parciais. Tem que dar tempo para conhecer as medidas”, disse.

    Participante do evento Energy Summit, o diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) Andrew Frank Storfer afirmou que a retomada das ações, após forte queda no pregão da Bovespa desta quarta-feira (12), dependerá das informações que virão no decreto que irá detalhar a medida provisória publicada ontem no Diário Oficial da União.

    Por enquanto, prevalece a percepção de que as empresas cujas concessões foram renovadas irão perder valor, disse Storfer. “A interpretação foi de que essas empresas não poderão mais entregar os dividendos que estavam entregando”, afirmou. A Eletrobras, mais afetada pelo pacote de medidas, não tende a ser tão prejudicada quanto às demais, porque o mercado já não reconhecia a empresa como sendo de grande rentabilidade, por ser utilizada para resolver problemas estruturais do setor, segundo o diretor da Anefac.

    Fonte: FERNANDA NUNES – Agencia Estado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s