Ações, Operações Realizadas

Asset Allocation…alteração em 25-07-2012

Meu plano original previa um equilíbrio maior entre ações da Petr4 e Elpl4.

Como havia um spread alto entre as cotações (à época a Eletropaulo estava quase o dobro da Petrobras), eu fui comprando a Petr4 com o dimdim que ia obtendo para, quando as cotações se equilibrassem, eu migrasse de uma ação pra outra.

Naquele tempo, acreditava que isto só ocorreria mais à frente (lá pra 2014/2015) e que as cotações fossem se equilibrar em torno de 35/40.

Hoje o spread zerou, bem mais rápido e numa cotação bem menor do que eu previa. No momento em que as duas cotações se encontraram em R$ 18,84 eu fiz a mudança. Vendi 3k de Petr4 e comprei 3k de Elpl4.

Esta operação foi a primeira realizada na nova corretora com a qual estou trabalhando, a única capixaba -> UNILETRA

Eu continuei com meu plano original porque não vejo motivos, atualmente, para não comprar Eletropaulo em torno de 19 reais.

12 comentários sobre “Asset Allocation…alteração em 25-07-2012

  1. Ola Evaldo. Eu penso em fazer exatamente o mesmo. Em 2010 eu tambem comprei acoes na capitalizacao da PETR4. Naquele momento realmente o spread entre ela e ELPL4 era enorme. Hoje, com os papeis parelhos, estou muito inclinado a fazer a mudanca de olho no JCP e dividendos. A proxima AGE sera no dia 03/08 e a data ex deve ser no mesmo mes. PETR4 nos deu 15% de remuneracao por sermos funcionarios e o papel desvalorizou 25%, tenho que recuperar isso. Sempre leio seu blog, muito legal!

    1. Ah! E, Livio, se for realmente comprar Eletropaulo para manter em carteira, não se esqueça de alugar as ações e obter uma remuneração extra!

  2. Evaldo, valeu a dica. Nunca fiz essa operação, vou estudar a respeito e ver se valerá a pena pra mim! Eu ainda não fiz a “troca” de PETR4 para ELPL, creio que perdi uma boa oportunidade ante-ontem quando essa primeira estava batendo R$20,3 e a ELPL menos de R$20, mas na verdade mesmo estou com receio quanto à divulgação dos resultados da sexta feira. Acho que os dividendos não irão remunerar a possível queda ainda esse ano.

  3. Se o payout cair de 50% para 25 % como fica a estrategia?
    Pq trocar uma empresa que vemos um horizonte com lucros crescentes, por outra que vemos o lucro decrescente e sem o driver principal que sao os divididendos atrativos.

    1. Se o payout cair para 25 ainda estará dentro da minha estratégia. A partir de 2015 a balança deve virar a favor dela em relação a AES. E a Elpl tem concessão até 2028 em São Paulo.
      Mas poderia se sim um caso típico de revisão de estratégia.
      De qualquer forma, a revisão seria em manter a posição atual e comprar de outra empresa, sem aumentar nesta.
      Só tenho restrições quanto a empresas de bebidas alcoólicas e cigarro, destas eu não quero ser sócio.

    2. Se o payout cair para 25 ainda estará dentro da minha estratégia. A partir de 2015 a balança deve virar a favor dela em relação a AES. E a Elpl tem concessão até 2028 em São Paulo.
      Mas poderia se sim um caso típico de revisão de estratégia.
      De qualquer forma, a revisão seria em manter a posição atual e comprar de outra empresa, sem aumentar nesta.
      Só tenho restrições quanto a empresas de bebidas alcoólicas e cigarro, destas eu não quero ser sócio.

Deixe um comentário

