Análise Técnica do Calderon

Acompanhamento de Operações em Petr4 e Vale5

Petro continua no repique para baixo, com fechamento em 24,57. Para a operação de repique montada no post anterior, nada muda.

Já em relação à Vale, tenho que fazer uma pequena correção, após críticas do Mestre sobre minha procrastinação verbal. Como não faço análise dos papéis diariamente, minha tendência é pegar o retrato do papel naquele momento e analisar as possíveis operações à luz da AT. Por isso no post passado eu afirmei que Vale está em tendência de alta e eu acho que vai cair para fechar o gap. As duas afirmações estão corretas, mas acho que faltou uma contextualização.

Vale entrou em tendência de alta em 04/01/12, quando confirmou fechamento acima da resistência de 05/12/11 nos 40,79. Este seria o momento correto de montar a operação que deveria ser: compra com objetivo nos 42,40 (3,95% de lucro) e stop loss nos 38,95 (4,5% de perda), que era o suporte formado pelo topo de 26/12/11. A operação técnica clássica era essa, que se mostrou uma verdadeira aula de AT. Veja:

Em 13/01 o papel oscila abaixo do suporte (mínima de 38,48) e fecha cravado em cima dos 38,95. Se no dia seguinte confirmasse o fechamento abaixo dos 38,95 a operação deveria ser stopada. No pregão seguinte o papel abre em 38,66, mas faz um fechamento em 39,35, evitando o acionamento do stop. Mais um pregão e o papel avança com força (abrindo o gap) e bate nos 42,40 em 26/01, onde a operação seria finalizada com o lucro programado.

Portanto, pela AT, a posição correta a ser adotada agora seria ficar fora até que confirme um novo fundo ou fure-se a próxima resistência e monte-se uma operação comprada; ou perca a tendência e monte-se uma operação vendida.

É isso aí.

Abs.

(PS: Nessa semana teremos a estréia do Acompanhamento do Resultado do Michel!)

Anúncios

6 comentários sobre “Acompanhamento de Operações em Petr4 e Vale5

  1. Melhorou.
    Mas eu tenho uma dúvida. Caso o sujeito não tenha como acompanhar o mercado ao longo do pregão, você sugere que ele aguarde confirmação para o stop, ou deve colocar o stop (loss/gain) logo que monta a operação?

  2. Depende se opera a favor ou contra a tendência.
    A favor da tendência, o stop loss é na perda da tendência, então tem que esperar confirmação. Já o stop gain é na próxima resistência (ou fração dela, como definir), então tocou já fecha a operação. Se passar, já é um novo setup.
    Operando repiques (contra a tendência) o stop loss também deve ser acionado assim que toca, pois ele estará a favor da tendência.
    A montagem sempre deve esperar confirmação.
    Abs.

  3. Bom stop.
    Em minha analise vale5 perdeu a tendencia de alta no fechamento do semanal em 12/08/11, e so restabeleceu agora 30/01/2012. Segundo a Teoria de Down e minha analise no diario, se encontra em uma linha terciaria de alta com isso rompendo a linha primairia de baixa (tendencia principal).
    Para operar congestao só entraria no suporte e apos candle de reversao ex. 05/10 21/10 21/12 com stop em 31,09 (minima), depois ajustaria o stop na minima do dia e assim sucessivamente, alem de que estaria com ifr9 sobrevendido, operações de suporte em congestao seguindo o stop automatico (loss e gain) controla o risco.
    Eu nao opero mais rompimento, para mim o papel esta sobre comprado sempre, e tende a corrigir muitas vezes dando ponto de entrada e confirmando pivot de alta ou baixa.
    Quanto ao GAP tem tantos sem fechar na historia. Nao opero gap.

    1. Olá Gildson.
      Todas minhas análises são de curto prazo. Por isso utilizo somente gráfico diário e algumas das operações que comento são inclusive contra a tendência.
      Analisando o gráfico semanal, na verdade a vale perdeu a terciária de alta na semana de 18/03/11, quando confirmou a perda do último fundo ascendente que tinha sido em 30/12/10. A partir desse momento, passou a testar a resistência dos 44,60-44,70, sem nunca confirmar o rompimento. A terciária de baixa se consolida em 15/04, com a confirmação de topo descendente.
      A primária da Vale está indefinida, operando na grande congestão entre 48,94 e 34,63. Ou seja, não quer dizer muita coisa. No médio, mais congestão: canale compreendido entre 43,85 e 34,63. No curto, a tendência de alta já comentada no post.
      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s