Análise Técnica do Calderon

Análise Técnica – Petrobras Petr4

Dando uma olhada no gráfico diário da Petro, vemos que o papel vem mantendo uma tendência de alta, dentro do canal de alta (em laranja) que vem desde início de novembro passado e que as realizações de ontem e hoje estão trazendo o papel de volta para dentro desse canal, o que significa uma tendência de o papel operar dentro dessas bandas nas próximas semanas. Esse gráfico é de um período de 6 meses e, sim, o papel está nas máximas para esse período, o que significa que não existem resistências importantes no curto prazo, reforçando a tese de que irá respeitar o canal citado.

O próximo suporte está na casa dos 23,20-23,30, que era a última resistência (topos de 7 e 8 de dezembro). IFR aliviando, chegando a 68. Só perde a tendência de alta se furar os 20,81.

“So what?”, devem estar me perguntando. Pela tendência de alta, a indicação é de compra com objetivo nos 26,20 e depois 26,70 (resistências de fevereiro e março de 2011!). Stop clássico mesmo só se perder a tendência nos longínquos 20,81. Pela relação potencial de ganho/potencial de perda, eu particularmente não montaria essa posição. Pra mim estaria mais para operar um repique: venda com stop loss na máxima de ontem (25,89) e objetivos em 23,83, depois 22,52. Papel no momento em 24,80. Vamos monitorar essa venda nos próximos dias pra ver o que daria.

Para aprendizado: o gráfico acima traz duas figuras muito ilustrativas:

1ª) A abertura das Bandas de Bollinger (linhas azul e roxa) indicando o início do movimento. Dá pra ver claramente em 3 momentos as bandas se estreitando e depois se abrindo: na queda do início de agosto e nas altas do final de outubro e início de janeiro.

2ª) Martelos nos fundos e martelos invertidos (shooting stars) nos topos. Esses candles são citados pela literatura como candles de fundos e topos, respectivamente. Como são candles muito comuns, nem dou muita bola pra eles. Mas na Petro apareceram com uma frequência grande marcando suas posições ditas “preferenciais”. Veja:

Martelo no fundo em 04/10, 20/10 e 29/12.

Martelo invertido no topo em 21/09, 31/10 e 24/01.

Vejam que esses candles também se repetem em meio a altas e baixas, sem maior significado. Portanto, só devem ser considerados se houver confirmação. Exemplo: vem subindo e faz um martelo invertido, não quer dizer nada. Vem subindo, faz um martelo invertido e cai no dia seguinte, opa!!

E vamo que vamo!

Abs.

Anúncios

8 comentários sobre “Análise Técnica – Petrobras Petr4

  1. Calderon, sua análise parece de comentarista de futebol…
    Se subir, você vai dizer que acertou a análise
    Se cair, vai dizer que acertou no feeling.
    Agora eu não sei se zero a trava de baixa na PETR, se vc tivesse AFIRMADO que iria cair, eu TERIA CERTEZA de que vai subir e zeraria a posição….

    1. Acho que não fui bem claro e alguns também não tem capacidade de interpretação de texto pra compreender o que eu disse, mas na minha opinião Petr confirmou topo e vale não. Então operaria repique na petro e não na vale.
      Pelos setups monitorados achei que daria pra entender.
      Abs.

      1. Hm. Acho que faltou citar uma coisa no artigo da vale, e por isso a análise pode ter ficado um pouco ambigua. No acompanhamento eu cito. Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s