Ações

finalização operação long & short

Amigos, fiz uma operação long & short (para maiores esclarecimentos veja post dia 06/01/2012) no dia 06/01/2012
Vendi CMIG4 posição alugada a 33,03 e Comprei BOVA11 a 58,26
Meu objetivo era no mínimo 5%.
Hoje desfiz a operação com lucro líquido de 1,26% o que se traduzem em R$ 641,12 de R$ 50.000,00 investidos.
Comprei CMIG4 a 33,50 e Vendi BOVA11 a 61,14
Atingi meus objetivos: NÃO
Estou satisfeito: SIM e MUITO.
Pq desfiz?
Notícia que saiu ontem que governo irá pagar dívida com Cemig. Bolada
Altas seguidas da bolsa, com cheiro de realização.
Podem me perguntar: pq não só comprou e vendeu BOVA11. Não tirei NADA do meu bolso…
Escrevam!!
Abraço a todos

15 comentários sobre “finalização operação long & short

  1. Grande Mestre!!!
    Sim o risco com muitos escorpiões estavam no meu bolso, mas deixei ele lá bonitinho.
    Não entendi muito bem sua pergunta, mas vou tentar responder.
    O risco é o mesmo que envolve o mercado que operamos. A grande sacada é minimizarmos os riscos com o método de cada um. E visualizarmos ganhos, mesmo que pequenos, sempre. Aliados a mágica dos juros compostos atingiremos nossos obetivos a longo prazo. (que nem um dos malucos da sala de ações da USP que tem 80.000 Petros).
    Nessa operação, uma grande vantagem em relação às travas de opção é não ter prazo de vencimento (menos risco). Em relação à não tirar nada do bolso, quis fazer uma comparação se comprasse só BOVA11 teria que fazer uma operação à termo, com juros bem maiores… (risco tbm no seu bolso)
    Desvantagens: justamente ficar de olho muito de perto no mercado e avaliar duas ações que você acredita que irão em caminhos opostos.
    Ganhei 1,26% líquido em 13 dias corridos. Talvez pudesse ganhar mais se minha corretagem não fosse a que é (normal da bolsa), porém, devido ao meu ramo de atividade não permitir acompanhamento constante e diário, é sempre bom ter dois gerentes exclusivos que fazem o que voce pede… Só assim, por ex, consegui vender 6 ações pendentes da BOVA11 por um preço razoável e conseguir finalizar a negociaçao. Explico: BOVA11 estava a 61,14 e no fracionário sem movimentação alguma a 53,00…. Vendi a 60,70 essas 6 ações pendentes sem realmente me preocupar com isso. Confiei nos gerentes e saiu… (tinha 896 ações).
    Espero ter respondido, abraço e bom fds!!!

  2. Minha pergunta é no seguinte sentido. Você montou uma operação para ganhar quando ocorre uma alteração na razão entre o preço dos dois ativos.
    1) Para dar certo, o que deveria acontecer com esta razão? Aumentar ou Diminuir.
    2) Se o mercado fosse contra, como ficaria sua operação? Quanto dim dim você perderia?

    (eu sei a resposta, mas muitos leitores estão aprendendo e ficaram alvoroçados com o fato de você ter montado uma operação “sem botar nenhum dinheiro do bolso”…)

  3. Para a operação dar certo a razão tem que diminuir. A razão é o preço da vendida sobre a comprada. Se diminuir a vendida ou aumentar a comprada estou no lucro!
    No final você viram que a vendida (CMIG4) subiu porém a comprada (BOVA11) subiu mais! Portanto: lucro!
    Se o mercado fosse contra (ou seja a CMIG subir e BOVA cair) perderia dinheiro. EX: Hoje CMIG fechou a 34,18 (alta de 1,12%) e BOVA fechou a 61,40 (alta de 0,77%). Razão 0,5566. Na prática: perdendo por volta de 200 pilas.
    O Stop coloquei no 1o post…. % de perda em relação a 50,000 pilas que foi o investido ( e não 100.000 como tinha colocado) .
    O “não colocar dinheiro do bolso” quer dizer que na prática realmente não saiu dinhero da minha conta, mas total ilusão, pois aluguei as ações da CMIG, vendi e com esse dinhero comprei as ações da BOVA. Totamente amarrado (como operação a TERMO) , mas com taxas de juros de aluguel baixíssimas (1%/ano).
    Entenderam?

    1. Eu achei muito bem explicado. Sugiro um post explicando esta operação Long-Short e as estratégias sugeridas. Vai atrair umas 500 visitas…

  4. Como eu disse, nao existe milagre a subida da vendida tem que ser menor que da comprada, ou a descida da comprada tem que ser menor que da vendida.
    Voce viveu essa maxima na pele. Acho que nao deve ter muito confortavel, nao é?
    Essa estrategia é bi direcional.
    E, se repetir as operações varias vezes provavelmente dara prejuizo ou os custos por serem altos encombrirao o pequeno lucro.
    Veja bem, no post de 06/01/2012 foi dito ‘montande do dinheiro envolvido: 100.000,00’
    quando calculou os 1,26% foi sobre o total de capital envolvido ? Esta operação nao é separada, independete, sua margem possibilitou a venda, e valor da venda possibilitou a compra.
    Na verdade é ilusao que nao entrou com dinheiro, na verdade houve forte alavacagem,
    releação risco x retorno pesa muito.
    Na minha humilde opniao, controlar a venda coberta que tambem é direcional (apesar de ser unidirecional), ja esta bom ! Deixo esse tipo de operação para meu velho, que tem tempo de sobra (e olha que esse tal de santander so da furada, estatisica é sóda rs).
    Abraços….

  5. Gildson, o montante envolvido foi de 50.000. O lucro foi calculado em cima desse valor.
    Já esclareci o “não entrei com dinheiro” nesse mesmo post na pergunta do Mestre. Sim, ilusão, mas na prática não saiu dinheiro da minha conta e só entrou.
    Em relação ao ser confortável ou não, na verdade se você entra em uma estratégia e sabe exatamente onde quer chegar, e trabalha com stop (loss e gain), não vejo motivos para muito stress… Esse tipo de operação requer um envolvimento maior por conta de ter que monitorar 2 ações. E, no meu caso, frente às muitas variantes, decidi “stopar” antes. Para verificar essas variantes e decidir parar, tive que gastar um pouco mais de tempo.
    O objetivo é sempre ganhar mais! Bidirecional envolve mais risco. Por envolver mais risco, maior possibilidade de maiores ganhos.
    Como falei, envolve riscos. Cabe a cada um verificar qual estratégia vale mais a pena em relação às possibilidades que esse mercado nos oferece.
    Aprendi nesse anos todos. Se vc quer ter ganhos maiores do que a bolsa oferece, que se traduz em não só deixar as ações valorizarem por si somente, nunca ganhará sempre.
    A idéia é ganhar o maximo possível e direcionar os ganhos para comprar mais ações
    Uma pergunta: de 10 operações, quantas voce teria que ganhar pra dizer que teve sucesso?
    Abraço

    1. Caro Guru, como disse cada um avalia se a relação risco x retorno é satisfatoria, para mim nao é ….mas tem gente que gosta…..meu Papai mesmo acha viavel….
      Quanto a sua pergunta…..olhei minha planilha do excel que controlo meus lançamentos cobertos, e as operações com opçoes….. e….cheguei a seguinte conclusao, que a cada 10 tentativas que montei minha estrategia, tive 2 resultados negativos um exercicio e uma rolagem errada (que comentei aqui no blog) sem contar as rolagens. Para mim tenho que ter 60% de acerto no minimo….qualquer metodo a venda hj “garante” isso…..
      Nao concordo com mestre porque perda é perda, se esta perdendo mais que ganhando tem que revisar a estrategia. Mesmo que a perda seja menor em R$ amanha pode ser maior.

      Quando vc diz ter um ganho maior que a bolsa vc diz que seu indexador é o IBOV ?

      Quero deixar aqui registrado que desde que comecei a teclar com voces aqui do blog aprendi muito, e aprimorei minha estregia de lançamento, graças a paciencia do mestre e do dr. , com meus comentarios questionadores e as vezes polemico, OBRIGADO.

      Mas o que importa para mim tambem é acumular no longo prazo e comprar mais ações; estou terminando um back teste e vou montar uma carteira defensiva que me de o que o mestre diz como “renda passiva”.

      1. Gildson, do ponto de vista econômico o Mestre está corretíssimo: o que conta é o noves-fora, ou seja, o quanto sobrou na sua carteira. Para isso você pode perder mil vezes um real e ganhar uma vez só dois mil. Claro que isso é um exagero. Mas pense: essas múltiplas pequenas perdas podem significar o funcionamento perfeito de um sistema de proteção financeira (stop loss, por exemplo) de um sistema bem desenhado trabalhando num mercado desfavorável. Quando o mercado fica favorável, o mesmo sistema deslancha e dá menos lucros, mas maiores.
        O mais interessante é que, via de regra, o investidor opera numa defasagem de 180 graus com essa premissa. Ou seja FAZ TUDO AO CONTRÁRIO! É o que chamamos de ser corajoso nas perdas e covarde nos ganhos. É aquele cara que compra opções a seco e não larga… vai perdendo 20%, 30%, 40% e só sai na véspera de virar pó. Mês seguinte o cara compra a seco e, quando sobe 15-20% vende e embolsa o lucro, mas o papel naquele dia sobe mais de 100%. Quem nunca fez isso levanta a mão (eu não levantei… hehehe).
        Resumindo: It’s all about money…
        É isso aí!
        Vamo que vamo!
        Abs.

  6. A grande graça do blog são os cometários polêmicos e questionadores. Só assim crescemos!!!
    E em relação ao long & short (para acabar esse assunto, rs) não é uma operação que costumo fazer, mas desde que fui convidado a escrever no blog, acho que meu objetivo passou a ser de disseminador de idéias para podermos justamente produzir o debate.
    Gosto dos posts de todos pq temos um objetivo em comum!
    E tenho que discordar com o mestre e doutor.. Se de 10 operações você ganha uma…. Tem que rever a estratégia. E o montante tbm é relativo, afinal temos que ver sempre em relação à %.
    Gildson, do meu humilde ponto de vista considero rolagem uma operação que não deu certo. Sempre monto para isso não acontecer e se acontece considero insucesso.
    Em relação aos ganhos maiores que a bolsa oferecem quis dizer se você somente comprar ações (no meu caso Petro e Vale) e não fizer nenhuma operação. Simplesmente deixar elas valorizarem ao longo do tempo.
    Vou amadurecer e fazer um post sobre long & short para deixar o mestre feliz!
    Abraço a todos e bom resto de feriado para mim!! (haha)

  7. Em relação ao que Calderon disse do cara que é corajoso nas perdas e covarde nos ganhos tem tudo a ver com o que trabalhamos diariamente. O controle emocional frente as nossas atitudes. A famosa financa comportamental!!
    Se todos fossemos frios e calculistas o mercado não funcionaria, afinal para voce ganhar alguém perdeu.
    O fato de o cara não desgarrar de uma ação que vai ladeira abaixo é justamente que ninguém quer ter uma história de insucesso. A esperança que ela vai subir é muito viva!
    Como que você vai contar na sua roda de amigos que tem um mico na sua tão famosa carteira de ações?
    Vale a pena dizer que ganhou 20% em uma IPO e assim ganhar a atenção!!
    “Cara eu ganho, coroa foi azar” – amo essa frase!!
    È isso ai!!

    1. Muito boa esta frase!! kkkkk
      Eu confesso que, nos últimos 6 meses, estou adotando uma postura totalmente irracional (previsivelmente irracional o Xênio diria…):
      Resumidamente, EU ESTOU CERTO E TODO O MERCADO ESTÁ ERRADO.
      Todos sabemos que este tipo de postura leva a bancarrota ainda que eu esteja certo e o mercado errado.

Deixe um comentário

