Sugestões de Leitura

Menor impacto de impostos, mais emprego – PQ?

Mais uma opinião (a minha – e, claro, divergindo do Calderon):
1) Com menor impacto de impostos, mais projetos se tornam viáveis. Mais projetos demandam mais pessoas para executá-los => logo, mais emprego.
2) Menor impacto de impostos, mais empresas consideram a legalização => logo, mais emprego formal.
3) Menor impacto de impostos sobre serviços e bens, mais barato ficam. A classe média e baixa vão consumir mais energia, bens de consumo, tv a cabo, cabelereiro e manicure para o Calderon… Maior consumo, mais as empresas produzem. Maior produção, mais pessoas para produzir.=> logo, mais emprego.
4) Menor impacto de impostos na classe média, menor o prêmio do risco de sonegação. Logo, maior a quantidade de pessoas pagando seus impostos corretamente. Há uma série de estudos que indicam, inclusive, que se a incidência de impostos diminui em certa medida e se os mecanismos de cálculo e pagamento dos impostos são simples, aumenta a arrecadação…

Impacto de impostos, para mim, não é apenas redução da carga tributária. É simplificação do sistema (reduzindo o custo de gerenciamento), maior inteligência na cobrança (prazos para recolhimento) e melhor relação entre classe de renda e de consumo na incidência.

Além disso, sou a favor de altíssimas alíquotas para cigarros, carros, combustíveis, álcool. E tenho outras opiniões também que depois escrevo mais por que vou brincar com quem é prioridade.

Anúncios

3 comentários sobre “Menor impacto de impostos, mais emprego – PQ?

  1. Ontem vi uma entrevista dizendo que, para fazer o balanço de impostos pagos no ano, uma empresa brasileira gasta 30 vezes mais horas, comparando com empresas europeias. Isso bate com o teu comentário de simplificação do sistema = redução de custo de gerenciamento

    1. E aí Taylor, este é o exato motivo pelo qual eu fiz o meu comentário… você poderia dizer com quem foi a entrevista e o canal para eu poder disponibilizar um link (se houver)? Valeu!!

  2. Fala Mestre. A entrevista foi em um canal local aqui de Joinville….tentei buscar mas não encontrei nada….se achar envio pra vc. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s