Finanças Comportamentais

Repost: Me esforço, mas não entendo!!

O Dr.Foronda fez um comentário no post anterior que me levou a resgatar um post mais antigo. Eu falo sobre isso todos os dias… continuo não entendendo!!

Na edição da Revista Você S.A de junho de 2010, um leitor escreve para a seção “Suas Finanças” com a seguinte dúvida: “Tenho um carro financiado e restam 56 prestações de 747 reais. Tenho outro empréstimo, de 25.000 reais, parcelado em 53 prestações de 708 reais. Restam sete prestações de 180 reais de outro empréstimo. Meu salário é de 4.855 reais e invisto 500 reais na poupança. Tenho 120.000 reais guardados. Como devo me planejar para conseguir estabilidade financeira?”

Infelizmente, há pessoas que simplesmente nunca terão estabilidade financeira. Não porque não tem recursos, mas porque não têm inteligência financeira (nada mesmo). O que leva alguém a guardar 120.ooo reais e assumir dívidas???? Antes que alguém me diga que ele recebe uma taxa maior no seu investimento que nos seus financiamentos, eu respondo: com certeza não é isso (quem decide assim não escreve pra seção “Suas Finanças” para tirar dúvida). Como que os Evaldos fazem:

Nunca guardamos dinheiro na poupança e compramos um carro parcelado (ou televisão, ou geladeira, ou curso de MBA). Os Evaldos sabem do valor de uma graninha na mão para negociar descontos expressivos. Funciona como no exemplo abaixo:
Premissas:

  • Tenho 40.000 na poupança.
  • Vejo um carro à venda por 35.000.
  • O banco me oferece um financiamento de 100% pela “bagatela” de 60 parcelas de R$ 778,56.

Supondo que eu não tenha opções adequadas de investimentos que me proporcionem rendimentos suficientes para, com o lucro líquido, pagar as prestações e ainda sobrar algo que cubra o risco do investimento, eu pediria dinheiro emprestado a mim mesmo. Como assim?

Eu negocio com o vendedor da agência, nos últimos dias do mês que é para ele estar desesperado para cumprir suas metas de vendas ou com o dono do carro, caso particular, para obter um desconto à vista. Desconto mínimo de 1000 reais. Pego os 34.000 na poupança e, todo mês, reponho a quantida de R$778,56 até completar os 60 meses.

Eu espero que o cara da revista não fique com raiva de mim, mas ele está fadado a ser pobre. Da mesma forma que o fidelense que compra carro caro só para se “amostrar” pros vizinhos.

13 comentários sobre “Repost: Me esforço, mas não entendo!!

  1. Muito bom ….
    Interessantissimo emprestar dinheiro para voce mesmo. Na verdade é um negócio da “China”, custo do dinheiro é irrisorio em relação ao que os bancos repassam para os clientes na forma de juros.
    No momento da escolha de pagar a vista o carro, e depositar o valor da parcela para reembolsar o custo da aquisição do bem, pensemos que este bem no final de 60 meses nao valera os mesmo 35.000, por tando o valor de R$ 11.713,60 ou seja R$ 195,22 ao mes pago como “juros”, talves nao cubra a depreciação do automovel.

  2. O bom de emprestar para você mesmo é que pode fazer os cálculos como achar melhor. Gostei da inserção da depreciação do carro nos seus juros como Gildson falou…..
    Lembrando que quero continuar a ser “sem iate” e “sem jato”. Meu objetivo é tranquilidade e estabilidade financeira a longo prazo. Talvez por isso que me arrisco mais no mercado hoje….
    Gostaria de fazer uma pergunta aos que acompanham o blog. Vemos por ai em reportagens que o investidor que tem o perfil agressivo investe 30-35% na bolsa. queria saber de vocês quanto voces aplicam na bolsa.
    Eu invisto basicamente na bolsa, tenho um fundo DI (para satisfazer minha esposa) e tenho tbm uma “aplicação” que é um seguro de vida resgatável. Nao fiz as contas, mas invisto mais de 60% na bolsa….

    abraço

  3. 1) Eu invisto em um plano de previdência fechado pela minha empresa.
    2) FGTS estou transformando em imóvel para renda (até setembro acho que sai).
    3) Estou abrindo uma empresinha.
    4) BOLSA
    Eu diria que a bolsa é 60%.

    Mas essa história de perfil conservador… bem… isto é produzido pelos bancos, que querem somente vender a maior quantidade de produtos possível.
    Minha conclusão: Não serve para nós (que temos educação financeira), mas serve para os néscios no assunto. Se a pessoa não sabe absolutamente nada de gestão de patrimônio é melhor que diversifique nos produtos e nas quantidades que o banco sugere….

  4. O Calderon, que é São Paulino, parece que investe muito em BOLSAS da Louis Vuitton e também em saltos altos.

  5. Eu era funcionario de uma empresa privada, no momento em que me tornei Servidor Publico do Estado de Sao Paulo, investi meu FGTS 100% na bolsa de valores.
    Mensalmente, bom mensalmente, empresto dinheiro a juros a amigos, a uma taxa de 4,5% a.m.[10%] / aplico em uma cooperativa de credito que repassa aos funcionarios a 2,5% a.m. [10% ]/ tenho uma pequena aplicaçao em CDB minha irma (gerente de uma agencia bancaria) conseguiu 90% da Selic [40%], e com a bolsa acho que algo em torno de 40% .
    CARAMBA nunca tinha feita essa conta.
    Agora em relaçao ao SPFC – Tricolor do Morumbi – so posso dizer uma coisa:
    Vamos Sao Paulo!!! Vamos Sao Paulo!!! Vamos ser Campeao!!!

    1. Esse dim dim que você tem em “Renda Fixa” é excelente pois você tem alguma liquidez para aproveitar oportunidades no mercado. Se a crise vier mesmo, vai poder ir às compras!
      Boa GiLdSoN

  6. Tricolor é maioria, tbm nós temos Rogério Ceni, eles não…..
    Gostei do preco médio da Petro do gildson, isso que é inveja, hein?
    Coloquei ordem de compra Valeh48 a 0,35, mas nao saiu por 1 centavo…. Lembrem-se que vendi a 0,96…

  7. Dia de vencimento é sempre um bom dia para negócios, rs.
    Sexta recomprei a Petrg24 a 0,01…. Sei que hoje morreu, mas prefiro passar o fds com a conciencia tranquila. Ela fechou na sexta, se nao me engano, acima de 23 e o preco de exercicio era 23,58….. Tinha vendido a 0,52. Bom negócio.
    abraco a todos

  8. Dr. Foronda :Dia de vencimento é sempre um bom dia para negócios, rs.Sexta recomprei a Petrg24 a 0,01…. Sei que hoje morreu, mas prefiro passar o fds com a conciencia tranquila. Ela fechou na sexta, se nao me engano, acima de 23 e o preco de exercicio era 23,58….. Tinha vendido a 0,52. Bom negócio.abraco a todos

    Lindo trade !!!

  9. Certeza que farei lindos trades ainda, mas 3a feira agora fiz meu projeto mais lindo: a Marina. Linda e saudável queria compartilhar o nascimento de minha filha!!
    Abraço a todos

    1. Bem-vinda Marina!! Parabéns ao papai Foronda!!
      Eu encontrei o Calderon no Hotel no Rio e ele me falou do nascimento da Marina.
      Muita saúde pra pequena herdeira!

  10. Dr. Foronda :Certeza que farei lindos trades ainda, mas 3a feira agora fiz meu projeto mais lindo: a Marina. Linda e saudável queria compartilhar o nascimento de minha filha!!Abraço a todos

    Parabens Dr. Foronda, o nascimento de um filho marca mais do que a simples perpetuação da especie, é sem duvida a maior prova da existencia de Deus, e tenho certesa que o Deus do seu coração o Deus da sua compreensão estara Unipresente em sua familia.
    Forte Abraço !!!

  11. Agora falando de Bovespa, oque falar do plano de negocios da PETR4.
    Espero um post dos Mestres do blog.

Deixe um comentário

