Ações, Análise Técnica do Calderon, Estratégias de Investimento

Acompanhamento de Análise Técnica – Vale 5

Dia primeiro fiz um post falando sobre a substituição no comando da Vale e aproveitei para fazer uma análise técnica relâmpago, relembrando os velhos tempos do blog.

Comentei que o papel vinha em tendência de baixa no curto prazo e um repique altista no curtíssimo com objetivo no fechamento do gap nos 48,71, abrindo a possibilidade de operar uma compra num tiro curto e stop loss nos 46,20. Com o papel em 47,50, era possibilidade de ganho de 2,5% com risco de perda de 2,7%. Particularmente, por ser contra a tendência, eu não teria aberto naquele momento. Talvez na confirmação do fundo aos 46,90, com uma relação risco-retorno melhor, eu me entusiasmasse mais.

Mas pra provar pra gente que a análise técnica é um instrumento que possibilita aumentar estatisticamente o número de vezes que se ganha e limitar o montante das perdas pelo stop loss, neste momento o papel chega nos 48,48 o que, do ponto de vista técnico, pode ser considerado o fechamento do gap. Se eu estivesse comprado agora eu fecharia minha posição com ganho de 2,0% em 4 dias e passaria a observar. Pode até ser que suba um pouco mais, mas só voltaria a operar curto prazo agora quando confirmar topo, abrindo posição vendida com objetivo inicial nos 45,60-45,70 (principalmente se o topo for mais próximo da resistência dos 49,90) e final nos 44,60, que é o limite inferior dessa congestão.

Vamo que vamo!

Abs.

17 comentários sobre “Acompanhamento de Análise Técnica – Vale 5

  1. Realmente operando contra tendencia é isso. Tiro curto.
    Agora, a segunda parte de formar topo e socar venda! ai sim a favor da tendencia.
    Sem contar que alguma instabilidade é esperada por alguns analistas.

  2. Que isso… nao sou Mestre nem Dr. sou um operador pequeno e novato na bolsa, opero a 3 anos apenas e ja tomei muita pancada na cabeça.
    Se eu postar sera com intuito de ser lapidado, pois sou aprendiz.

    1. Beleza.
      Pode ter certeza que você está fazendo o melhor curso: aprender na prática e sentir a dor da perda é o maior aprendizado que existe. Só temos que ter o cuidado pro curso não ficar caro demais, então operar pequeno, principalmente em novas estratégias, é fundamental.
      Ah sim… mas com 3 anos já tá começando a ficar calejado… hehehe.
      Abs.

  3. Aqui vao minhas operações desse mês:

    – Venda coberta de PetrD30 a 0,40.
    – Venda coberta de ValeD50 a 0,45.

    Hoje PetrD30 a 0,05 e ValeD50 a 0,10.

    A pergunta. Esperar ela vencer ou recomprar realizando o lucro. Recompraria para me posiconar em outra estratégia, por exemplo rolagem para série seguinte no mesmo strike ou strike acima ou na mesma série strike abaixo. no meu ponto de vista não vejo vantagem alguma nessas minhas operações em realizar isso.
    O que vcs acham?

  4. Ai que ta. Se voce tivesse lançado a D28 ao inves da 30 ? Premio dela era de R$1,33 se recomprasse hoje a R$ 0,85 lucro de 0,48 centavos.
    Se deixasse levar o papel (+10dias) embolsaria os 1,33/28,50 = 4,6% Bruto.
    Agora poderia rolar para petre28 mas nao daria para rolar no 0x0.Eu particularmente nao rolaria nessa configuração grafica. Embolsaria o premio total deixaria levar, e aguardaria para montar um trava de alta ATMxITM, no começo da serie E.
    Agora no seu caso, eu, recompraria realizaria o lucro, aguardava e montaria uma trava de alta com IFR sobre vendido.
    Eu sei que vcs aqui do blog nao fazem taxa, mas estou colocando oque teria feito.

    1. Entao. Algumas considerações. Pela minha atividade profissional nâo consigo acompanhar todos os dias a bolsa. Acho que lançar ITM ou ATM requer mais cuidados, se você não quiser ser exercido. Realmente se tivesse lançado a D28 e recomprado teria um lucro maior do que a minha negociação na D30. Mas para isso temos que fazer uma análise tecníca mais apurada e verificar parâmetros para não termos que rolar para um strike acima perdendo dinheiro. Por isso que, como o mestre fala, tem que ter uma estratégia definida. A minha estratégia nesse caso era não ser exercido (verificando meu preço médio das ~ções da petro) então optei por menos lucro e consequentemente menos risco… Não sei se me fiz entender…
      Abraço

  5. Estou fazendo uma planilha muito louca pra ver qual operação é efetivamente mais viavel para mim, venda de VE, venda de VE + VI, trava de alta (taxa), quero mensurar custos, lucros.
    E ter um plano para todas as possibilidades, isso é coisa do Evaldos o Mestre.

    1. Gildoson, você está certo ao verificar qual operação é mais adequada para você. Este é o real fundamento -> Cada um descobrir qual estratégia é a mais ajustadinha!

  6. DR. Calderon, Dr. Foronda,e Mestre, acompanhe o trade do “Bixo” (ja que sao todos graduados,estou me colocando em meu lugar, só não vale trote rss).
    Entao, Tracei um fibo do fundo de 22/10/10 ate o topo de 04/03/11, 38.2% deu la em 25,85 +- , OC a 26,00 , Stop 24,81 proximo fundo (1º suporte em 08/12/10).
    Ai que entra a questao, dentro do fibao eu traço outro fico, sendo o 0% do fibo novo é o 38,2 do primeiro fibo, ai vou ate o 100 % com isso o 38% 50% e 61% do fibo novo fica todos acima do 61% do primeiro fibo me indicando uma zona de resistencia.
    Entao fica assim FIBO NOVO 38% R1 27,07 / 50% R2 27,46 / 61,8% R3 27,83 , obj1 29,00 que é o 100% dos dois fibos, e obj2 30 que é 138,2% (muitos usam 161,8 eu prefiro 38,2)do fibo novo. Ficou claro ? Lembrado que os valores sao aproximados visto que nao sou nenhum atirar de tiro ao alvo para acertar o trazeiro do mosquito. Indicadores IFR9, e MME 9 e 21 Periodos (para indicar tentencia).
    QUERO CRITICAS EM PROFESSORES. !!!

  7. Olá Gildson.

    Sua pergunta me estimulou a fazer um post sobre minha metodologia de análise técnica. Enquanto o post não fica pronto (e como estou com preguiça), segue metodologia de um colega que respeito muito e que, no cerne, se parece muito com a minha:

    1) Trace suportes e resistências com a maior honestidade e clareza possível. Utilize o gráfico diário.
    1a) Mostre o gráfico para um carnavalesco. Se ele sorrir, refaça o gráfico. Se ele fizer cara feia, significa que ainda parece um gráfico, e está bom.
    1b) Mostre o gráfico para um azulejista. Se ele aprovar, está bom.
    1c) Vá até a creche e ensine as crianças a traçar suportes e resistências. SE seu gráfico estiver igual aos delas, está certo.

    2) Se chegar no suporte, compre ou arme estratégias de compra. Se chegar na resistência, venda ou arme estratégias de venda
    2a) Não faça nada enquanto a cotação não estiver no suporte ou na ressitência
    2b) Se furar o suporte ou a resistência, saia.

    Só.

    Opero somente com ativos que possuam liquidez e que tenham opções de liquidez. Ou seja : PETR4 e VALE5.

    Quanto ao objetivo, podem ocorrer 3 eventos que terminem a operação:

    1 – As opções expiram
    2 – Eu atinjo 90% do lucro máximo planejado
    3 – Eu atinjo 90% do prejuízo máximo planejado

    Quando eu estiver com um pouco menos de preguiça te respondo mais objetivamente em relação ao seu método, OK?

    Abs.

  8. Gildson :Mas afinal vc rolou ou vc recomprou ?

    Entao Gildson eu acabei recomprando. com essas quedas mosntro coloquei ordem de recompra da PetrD30 a 0,01 e da ValeD50 a 0,02. ainda bem que sairam. Pq faco isso e nao deixo vencer? Pq da pra fazer alguma coisinha ainda na série D. Por ex, no ultimo pregao a valeD48 estava a 0,05. Se vc tem uma quantidade de ações considerável da pra pagas a gasolina ou a conta de luz (como disse Dr. Calderon uma vez). no meu caso, sempre compro mais acoes com o lucro. Por enquanto estou conseguindo fazer isso.
    As vezes opera alguma Small Cap de dica de amigos… Baseado em análise técnica, mas sempre com stop win e loss….
    É isso

    Abraço e bons negócios

  9. Dr. Foronda :

    Gildson :Mas afinal vc rolou ou vc recomprou ?

    Entao Gildson eu acabei recomprando. com essas quedas mosntro coloquei ordem de recompra da PetrD30 a 0,01 e da ValeD50 a 0,02. ainda bem que sairam. Pq faco isso e nao deixo vencer? Pq da pra fazer alguma coisinha ainda na série D. Por ex, no ultimo pregao a valeD48 estava a 0,05. Se vc tem uma quantidade de ações considerável da pra pagas a gasolina ou a conta de luz (como disse Dr. Calderon uma vez). no meu caso, sempre compro mais acoes com o lucro. Por enquanto estou conseguindo fazer isso.As vezes opera alguma Small Cap de dica de amigos… Baseado em análise técnica, mas sempre com stop win e loss….É isso
    Abraço e bons negócios

    Chique ein !!

  10. Dr. Calderon :Olá Gildson.
    Sua pergunta me estimulou a fazer um post sobre minha metodologia de análise técnica. Enquanto o post não fica pronto (e como estou com preguiça), segue metodologia de um colega que respeito muito e que, no cerne, se parece muito com a minha:
    1) Trace suportes e resistências com a maior honestidade e clareza possível. Utilize o gráfico diário.1a) Mostre o gráfico para um carnavalesco. Se ele sorrir, refaça o gráfico. Se ele fizer cara feia, significa que ainda parece um gráfico, e está bom.1b) Mostre o gráfico para um azulejista. Se ele aprovar, está bom.1c) Vá até a creche e ensine as crianças a traçar suportes e resistências. SE seu gráfico estiver igual aos delas, está certo.
    2) Se chegar no suporte, compre ou arme estratégias de compra. Se chegar na resistência, venda ou arme estratégias de venda2a) Não faça nada enquanto a cotação não estiver no suporte ou na ressitência2b) Se furar o suporte ou a resistência, saia.
    Só.
    Opero somente com ativos que possuam liquidez e que tenham opções de liquidez. Ou seja : PETR4 e VALE5.
    Quanto ao objetivo, podem ocorrer 3 eventos que terminem a operação:
    1 – As opções expiram2 – Eu atinjo 90% do lucro máximo planejado3 – Eu atinjo 90% do prejuízo máximo planejado
    Quando eu estiver com um pouco menos de preguiça te respondo mais objetivamente em relação ao seu método, OK?
    Abs.

    Fico no aguardo, me sinto honrado pela atanção que estou recebendo de voces.
    Talves se tivesse como postar o grafico ficaria mais facil a interpretação.
    Agora esses 90% de preju. Pq nao estopar antes?

Deixe um comentário

