Operações Realizadas

Rolagem de posição em 21-03-2011

Meus amigos, minha esposa me perguntou como é a execução de uma rolagem de posição em opções, passo-a-passo. Como eu acho melhor aprender fazendo, eu realizei uma rolagem hoje na minha posição em PETRD30.

Recordando, eu havia lançado a um prêmio de 0,48 por opção e meu plano era recomprá-las a R$ 0,19.

A rolagem de posição foi realizada com os seguintes passos:

  1. Recompra das 4000 PETRD30 a R$ 0,27.
  2. Lançamento de 4000 PETRE30 a R$ 0,51.

Esta operação foi realizada apenas com intenção didática. Por isso, meu plano para zerar esta operação no lucro é de recomprar a R$0,40.

Caso contrário, eu levo até a sexta-feira anterior ao vencimento (16/05). Se as ações subirem muito e passarem do meu breakeven (R$ 30,51), eu buscarei uma rolagem para a série seguinte na F32, se possível no zero-a-zero. Se não der, eu rolo para a G32.

7 comentários sobre “Rolagem de posição em 21-03-2011

  1. Como hj a PETR4 ficou ex-JSCP, o strike da PetrE30 passou de 30 para 29,87.
    Assim, meu breakeven passou de 30,51 para 30,48.

  2. Caro evaldo,
    Passou calor ein…pq vc nao recomprou no toque do IFR no 20 ou no 40?
    Bela operação (+0,48 -0,27 = +0,21 + 0,51 – 0,40 total 0,32 +1,35% ) , Ja que era possivel rolar pois seu objetivo corria o risco de nao ser atingido, era mais negocio lançar ATM (considerando cotação da petr4 da epoca do lançamento da D30 melhor seria D28)

    1. Gildson, eu não passei calor. Como eu tenho um plano, eu não tenho motivo para passar calor. Eu apenas sigo o meu plano. Minha estratégia é monótona mesmo.
      Eu procuro nunca lançar ATM. Faço exceção quando o IFR está acima de 70 e o prêmio das opções está gordo.
      Você menciona “o meu objetivo corria o risco de não ser atingido”. Esse risco eu corro sempre, e vai acontecer várias vezes. E eu nem ligo pois eu tenho planejadas ações caso ocorra.
      Para ser bem sincero, agora são 22h35 e eu ainda nem sei como o mercado fechou. Eu simplesmente não me importo…
      Abração

  3. Isso é importante, ter um plano é excelente, porem quando algo acontece que nao esta nos planos, precisa ter experiencia no mercado para saber se sair nas situações atipicas.
    Sei que procura apenas renumerar a sua carteira, mas mesmo assim nao seria mais vantagem lançar ATM, gostaria de enteder o pq nao lançar ATM quando o IFR esta sobre compradoo e o ter sinal de topo, ja que o premio é maior, recomprar mais barato siginifica mais lucro, ou pela sua experiencia voce percebeu que a desvalorização é maior nas OTM do que nas ATM ? seria isso?
    Desculpa estar questionando suas estrategias, ok?

    1. O fato de o IFR estar sobrecomprado e ser sinal de topo ou estar em topo histórico ou estar subindo sem parar há 200 pregões não é garantia de que vai cair…
      Eu prefiro ganhar menos e correr menos risco de ser exercido. Simplesmente isto.
      Cada um deve ter uma estratégia com a qual fique confortável. A estratégia do Calderon é bem diferente da minha, daí eu pergunto: “É melhor?”. Eu mesmo respondo: “Para ele é melhor!” e isto é o que importa. Cada um faz sua estratégia, cada um tem o seu plano e deve ser o mais confortável e adaptado ao estilo de vida de cada um.
      Você DEVE continuar questionando e colocando suas estratégias também, o interesse aqui é o desenvolvimento compartilhado…

  4. Sobre um questionamento seu Gildson: com certeza, se houver desvalorização na ação, a desvalorização na ATM é maior que na OTM em centavos. Isto porque o DELTA da ATM é sempre maior que o da OTM.
    Muitas vezes, a desvalorização da OTM é maior que a da ATM em valores relativos (percentualmente). Isto ocorre principalmente nas mais OTMs e quando muito próximo ao exercício virando pó (Ex: uma opção que cai de 0,04 para 0,01 caiu 75% – enquanto a ATM pode até ter subido).

Deixe um comentário

