Análise Técnica do Calderon, Opções

AT do Calderon

Olá pessoal. Faz tempo que não faço um post de AT, né? Vendo os últimos comentários do blog, me deparei com a dúvida do Marcelo, que me estimulou a fazer este post. Olhem só:

Boa noite, a Vale5 com essa queda já permite uma trava de baixa? O que vc acha?
Valee52 compra e venda Valee50.

Obrigado.

Respondendo ao Marcelo, agora ainda não me parece um bom momento. O papel perdeu o (fraco) suporte de 48,00-48,10, mas ainda não perdeu o (importante) suporte nos 47,51, que aliás, foi a mínima cravada do dia de hoje. A tendência a ser surfada é de baixa após a perda do suporte, não antes.
Outros sinais técnicos para ficar com uma pulguinha atrás da orelha antes de abrir posição short na Vale: o IFR entrando na área sobrevendida (abaixo de 30); o gap de baixa deixado; e o candle de hoje, com uma cara desgraçada de bebê abandonado. Este candle é um candle importante de reversão, que pode dar um sinal interessante para um setup.

Se eu fosse fazer uma aposta, apostaria muito mais num repique do que na continuação da queda no curtíssimo. Independentemente do que vá acontecer mais pra frente. De qualquer maneira, o setup deveria ser o seguinte:

– Fechamento de amanhã abaixo de 47,51: tecnicamente deveria aguardar o próximo pregão para confirmação da perda do suporte, mas poderia abrir posição vendida de curto prazo com stop curto também, no fechamento de hoje.

– Fechamento de amanhã acima da máxima de hoje, principalmente se deixar um gap de alta: abriria posição comprada para aproveitar o repique, com stop na máxima de hoje (ou seja, respeitando o fechamento do gap) e objetivo nos 49,50.

Última coisa: cuidado com os prêmios de opções e travas, pois eles costumam ser proporcionais ao risco. Os 0,70 de spread da trava parece ser interessante, mas faltando mais de 60 dias pro vencimento… sei não.

Vamo que vamo!!!

Abs,

Anúncios

9 comentários sobre “AT do Calderon

  1. Eu não gosto de fazer trava de baixa com tanto tempo para o vencimento. Isto porque ela é pouco volátil. Então, mesmo que a ação caia, o spread da trava pode não se alterar muito.

  2. Boa noite, Dr. Calderon.

    Obrigado pelo comentario, a Vale5 fechou hoje no valor de 46,06 com o IFR14 em 29,45, vou aguardar o pregão de amanhã para ver se não ocorre um repique, mas caso a tendencia de baixa continue, estou inclinado a operar em uma trava de baixa 1000 opções com resultado de R$ 0,50 por ação. O que acha? será que o mercado oferece essa oportunidade na serie D? Na série E tem. vamos aguardar.
    Um abraço.
    Marcelo.

    1. Marcelo, o fechamento de hoje foi abaixo de um suporte importante, o que, tecnicamente, nos leva a acreditar numa correção mais longa (até próximo de R$44,00). Um repique amanhã, desde que o fechamento não ocorra acima de 47,51, não altera a projeção. Pelo contrário, dá uma aliviada no IFR e enche um pouco mais o prêmio das opções. Meu setup agora seria montar operação short com stop gain em 44,00 e stop loss em 47,51. Abs.

    1. Podemos entender a trava de baixa como uma operação “dois em um”: é uma operação direcional, na qual apostamos na baixa do ativo, e ao mesmo tempo é uma venda de volatilidade, onde apostamos na queda da volatilidade. Com isso, se o papel ficar parado (sem volatilidade) também ganhamos. Por isso é importante verificarmos qual a volatilidade do par de opções no momento do lançamento, além do spread e da análise técnica, para vendermos uma volatilidade alta e aumentarmos nossa chance de sucesso. Mas a opção momentânea entre a série D e E eu deixo pro Mestre responder.
      Abs.

      1. Eu já respondi… tá lá em cima. Pra ficar mais claro, com a baixa liquidez apresentada na série E, aliado ao fato de o gamma (que pode ser entendido como a taxa de aceleração do Delta) ser mais baixo em opções cujo vencimento seja distante, não realizaria uma trava de baixa na série E.
        No entanto, o cenário atual não preenche meus critérios de trava de baixa. Em nenhuma série.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s