Opções

PLANOS PARA OPERAR LANÇAMENTO COBERTO DE OPÇÕES I

Amigos, vou relembrar aqui alguns planos gerais para operar lançamento coberto de opções (Covered Call Writing). Cada plano deve ser adaptado ao investidor, mas pode servir de ponto de partida para muitos.

Todos os planos são para quem tem por objetivo COMPRAR, MANTER ações em carteira e obter algum rendimento extra para AMPLIAR esta carteira. O objetivo final é receber dividendos no futuro, vender alguma quantidade cada mês (se quiser) para desfrutar uma vida boa lá na frente. Nós devemos estar SEMPRE vendidos em VE. O VE deve ter adequado risco x retorno.

Por favor contribuam com seus planos comentando e poderemos ter um grande banco de planos:

1º plano: Sugerido para iniciantes – utilizando indicadores do Bastter

– Lançar sempre opções OTM – como indicador, utilizar o VDX é uma excelente escolha. Não lançar quando o VDX for menor que 3. Ideal que esteja acima de 3,5. Se mais de uma opção atender ao critério, lançar a de maior VDX.

Estratégia alternativa: lançar parte da carteira, tipo metade ou 80% se estiver inseguro.

– Coloca ordem de recompra com a opção valendo 40% do valor lançado.

Alternativa: zerar a posição no lucro se o BOSI cair para a opção abaixo de quando foi lançada. Ex: lancei a PETRD36 e o BOSI na D34. Se o BOSI for para a D32, eu zero a posição.

Se o mercado subir, indo contra meu lançamento:

– Rolar para frente e para cima, se os prêmios ficarem pareados. Ex: PETRC34 e PETRC36 girando em torno de 1,50 as duas. Recompro as PETRC34 e lanço a D36.

– Se o BOSI subir para a opção em que estou lançado, rolo para frente e para cima pagando até 50 centavos por opção.

Alternativa: deixar ser exercido, recomprar as ações na quantidade que conseguir e lançar obedecendo o plano de lançamento.

Se andar meio de lado e não acontecer nenhuma das alternativas anteriores:

– Verificar as opções do mês posterior. Se alguma obedecer aos critérios de lançamento – lançar.

– Caso contrário, zere posição no lucro até a sexta-feira anterior ao vencimento e aguarda o mercado abrir oportunidade de lançamento para o próximo vencimento.

Comentário do Evaldo: Este plano é adequado para aqueles que ainda não conhecem muito bem o mercado, pois são utilizados marcadores desenvolvidos e disponibilizados pelo Bastter. O investidor não irá lançar muitas vezes, mas deverá se sair vencedor na maioria dos lançamentos. A grande dificuldade deste (e de qualquer outro) plano é o investidor ter domínio próprio e seguir o plano. Eu sei na pele o quanto é difícil seguir o plano.

Para melhor entendimento dos indicadores e também para consultá-los, verifiquem o site do Bastter (tem um link na lateral).

Anúncios

7 comentários sobre “PLANOS PARA OPERAR LANÇAMENTO COBERTO DE OPÇÕES I

  1. Oi Evaldo.
    Eu coprei o livro do Baster e pra ser sincero nao gostei muito pois em alguns momentos ele parece forcar a barra para que agente concorde com ele, usando exemplos exagerados. vou com certeza levar em conta o que ele escreveu, mas com um pe atras.
    Por exemplo, ele disse que nunca devemos ser exercidos na venda coberta porque gerará um prejuizo, pois se voce comprou o papel a $26,00 foi exercido em $28,00 mas o papel foi para $32,00, voce dançou. Porem me diga uma coisa, qual é a probabilidade de uma bluechip dar um salto desse em menos de 1 mes?? Acho que é bem dificil. Acredito que se for exercido, é sempre por pouco, o que não vai atrapalhar na hora de recomprar para re-lançar.

  2. Eu concordo com o Bastter. É preferível evitar o exercício pois o exercício gera a necessidade de se pagar IR sobre o ganho de capital na ação. Eu já observei muitos meses em que a ação tem uma volatilidade exagerada.
    Mas o Bastter diz o que ele aprendeu com a experiência, não é para fazer igual a ele. A grande sacada é aprendermos com o erro dos outros. Afinal, o mercado já existe há muitos séculos e TODAS as pessoas que eu conheço (me incluo na lista) erramos os mesmos erros.
    O principal é você montar uma estratégia que lhe deixe satisfeito e que você consiga seguir.
    Concluindo: Eu concordo com O Bastter porque, para quem opera com um pouco mais de dinheiro, é muito ruim pagar IR sobre ganho de capital nas ações. Quando minha carteira era menor que 70 mil reais eu não me importava em ser exercido.

  3. Parabéns pelo blog e pelas boas matérias. Sou corretor de imóveis e agente autônomo de investimentos em Porto Alegre. Vou começar a acompanhar suas publicações. Abraço, Wilson Raffo

    PS.: pros amigos que gostam de opções de investimentos, convido-os a conhecer o Raff Timing Clube de Investimento, baseado nos conceitos de Trend Following. Segue o link http://www.raff.com.br/paginas/clube.htm

  4. Mas hoje se voce percebe que a acao esta indo para o exercicio, voce consegue fazer alguma coisa para impedir isso?

    Essa alternativa (evitar o exercicio) comparada com a outra alternativa (deixar ser exercido, pagar IR e recomprar a acao) acaba sendo mais vantajosa?

    1. Eduardo, você tem algumas alternativas:
      1) Pode realizar o que chamamos de rolagem. Esta pode ser total ou parcial, para frente ou para frente e para cima, pode pular um vencimento (um mês) etc.
      2) Pode recomprar as opções no prejuízo (de vez em quando acontecerá de a ação subir muito acima do valor em que você lançou, o melhor a fazer é estabelecer um stop e agir).
      Normalmente, é mais vantajoso fazer utilizar alguma dessas alternativas acima do que ser exercido e recomprar a ação. Repare que, na maioria das corretoras, quando você é exercido você paga corretagem de mesa…
      Além disso, não há isenção fiscal no exercício mesmo que você esteja vendendo menos que R$20.000,00…

      Quando eu monto um plano eu sempre estabeleço o que vou fazer caso a ação suba muito depois do lançamento. A minha ÚLTIMA alternativa é deixar ser exercido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s