Sugestões de Leitura

Qual o motivo? Me esforço mas não entendo

Na edição da Revista Você S.A de junho de 2010, um leitor escreve para a seção “Suas Finanças” com a seguinte dúvida: “Tenho um carro financiado e restam 56 prestações de 747 reais. Tenho outro empréstimo, de 25.000 reais, parcelado em 53 prestações de 708 reais. Restam sete prestações de 180 reais de outro empréstimo. Meu salário é de 4.855 reais e invisto 500 reais na poupança. Tenho 120.000 reais guardados. Como devo me planejar para conseguir estabilidade financeira?”

Infelizmente, há pessoas que simplesmente nunca terão estabilidade financeira. Não porque não tem recursos, mas porque não têm inteligência financeira (nada mesmo). O que leva alguém a guardar 120.ooo reais e assumir dívidas???? Antes que alguém me diga que ele recebe uma taxa maior no seu investimento que nos seus financiamentos, eu respondo: com certeza não é isso (quem decide assim não escreve pra seção “Suas Finanças” para tirar dúvida). Como que os Evaldos fazem:

Nunca guardamos dinheiro na poupança e compramos um carro parcelado (ou televisão, ou geladeira, ou curso de MBA). Os Evaldos sabem do valor de uma graninha na mão para negociar descontos expressivos. Funciona como no exemplo abaixo:
Premissas:

  • Tenho 40.000 na poupança.
  • Vejo um carro à venda por 35.000.
  • O banco me oferece um financiamento de 100% pela “bagatela” de 60 parcelas de R$ 778,56.

Supondo que eu não tenha opções adequadas de investimentos que me proporcionem rendimentos suficientes para, com o lucro líquido, pagar as prestações e ainda sobrar algo que cubra o risco do investimento, eu pediria dinheiro emprestado a mim mesmo. Como assim?

Eu negocio com o vendedor da agência, nos últimos dias do mês que é para ele estar desesperado para cumprir suas metas de vendas ou com o dono do carro, caso particular, para obter um desconto à vista. Desconto mínimo de 1000 reais. Pego os 34.000 na poupança e, todo mês, reponho a quantida de R$778,56 até completar os 60 meses.

Eu espero que o cara da revista não fique com raiva de mim, mas ele está fadado a ser pobre. Da mesma forma que o fidelense que compra carro caro só para se “amostrar” pros vizinhos.

13 comentários sobre “Qual o motivo? Me esforço mas não entendo

  1. Aliás, nesta coluna da Voce S.A eu leio cada coisa que me dá uma revolta pelo nosso sistema de ensino gastar horas ensinando coisas que quase ninguém vai usar na vida e deixando de educar pessoas para lidar bem com seu dinheiro (isto faria bem pro país todo).

  2. Mestre, vc está sendo muito duro com o fidelense. Mas concordo com vc, no entanto, a disciplina é o fator principal em suas “estratégicas”.

    Qual a dica para se ter disciplina?

    1. A forma mais usual de se obter disciplina é pela dor. No caso das finanças, a maioria só desenvolve perdendo dinheiro. No meu caso, eu perdi. Ainda bem que perdi quando tinha pouco.

      Poucos são os que aprendem com os erros dos outros.

  3. olá caros.. aqui eu de volta..não posto muito, mas sempre acompanho pelo “feed”..
    infelizmente o brasileiro é assim mesmo, pensa somente se a parcela cabe em seu orçamento mensal, se comprometendo a pagar por 24 meses uma parcela de 30% da sua renda…
    além disso, deixa dinheiro parado na poupança, para caso de uma necessidade, e se endivida pra comprar um carro 0km.. mas ele não pensa que pode fazer o contrário, comprar o carro à vista e, em caso de última urgência, se endividar para cobrir despesas, como de saúde por exemplo..
    é minha opinião..
    abraço…

    1. E aí Vinícius, tudo bem cara? Esta alternativa que você coloca é outra bem mais válida. Quando é urgência, as pessoas dão um jeito (mesmo que seja endividamento, ou vender o carro comprado à vista com desconto).

      1. tudo blz e vc?

        pessoal, postei os links pra baixar os filmes indicados no post anterior, coloquei lá mesmo pra não misturar os assuntos…
        abraço..

      2. Obrigado pela disponibilização e pelo tempo para fazê-los Vinícius!

    1. Meu caro blogueiro do Renda Passiva. Parabéns pelo seu blog também cara. Eu lembro que outro dia li a diferença que você obteve na negociação da ETF BOVA11. Impressionante o spread bid/ask na ocasião.
      Seja bem-vindo ao Evaldos!

Deixe um comentário

