Análise Técnica do Calderon

Operações em 16/04/2010

Seguindo meu planejamento, fui realizar minhas operações de rolagem das opções lançadas. Como de praxe, sempre que o mercado sobe me deixando ITM, realizo um estudo sobre as possibilidades de operações, analisando qual conjunto de operações dentro desta estratégia me dará o melhor resultado.

Como estou posicionado e lançado em Vale há algum tempo e a bixinha não pára de subir, desenvolvi uma planilha que me possibilita realizar simulações das rolagens, injetando ou retirando dinheiro da operação. Esta planilha me possibilita simular infinitas combinações de rolagens para strikes diferentes, auxiliando na minha decisão de como realizarei meus negócios.

Pela primeira vez desde que a venho utilizando, a planilha me mostrou que a melhor alternativa no momento seria a troca de parte das minhas ações da Vale por Petro. Desta maneira, manteria meu posicionamento preferencialemente na Vale (que é minha opção estratégica), mas teria um aumento de capital de 1,86%, ao invés de 1,11% caso fizesse só a rolagem de fuga no melhor dos cenários.

Pois bem, dia amanhece, bolsas na Europa vão abrindo pra baixo (o que é bom de acontecer no dia de rolagem) e eu todo pimpão me preparando pras operações. Tudo certo, né? Só que minhas operações foram um verdadeiro desastre! Vejam o que aconteceu:

Como as rolagens da Vale seriam de ITM para ITM, a liquidez das opções, principalmente na série D, fica muito baixa nesta situação. Com isso, se paga um spread muito grande na recompra. Como a liquidez também estava baixa na ITM da série E, também perdi spread…

Além disso, o montante necessário para recompra das opções foi muito alto, já que o valor unitário de cada opção lançada era de vários reais (muitas vezes recompramos por vários centavos, não é? pois é…) Com isso, mesmo fazendo um TED pela manhã, não consegui fazer a rolagem de todas opções lançadas de uma só vez. Resultado: precisei fazer 19 operações para efetuar a estratégia, elevando enormemente meu custo de corretagem e consumindo praticamente o dia todo na frente do HB (coisa que minha estratégia tenta evitar). No final ainda fiquei com uma parte das opções lançadas na série D, pois não tinha mais liquidez para opções, já que o resultado positivo da troca das Vale pelas Petro só libera para operar opções em D+3.

Resumo da ópera: descontando os custos de corretagem, meu resultado foi de 0,74%. Vai melhorar um pouquinho na segunda depois do exercício, quando recomprarei meus papéis e farei novo lançamento. Depois posto o resultado final. Considerando meu resultado de 2,5% mês passado, tenho um acumulado de 1,61% am bruto.

É por conta de dias como este que a estratégia postada pelo Raptor de rolagem pelo Delta é muito interessante.

Mais tarde tem AT!

Vamo que vamo.

Abs,

7 comentários sobre “Operações em 16/04/2010

  1. Aí que vejo a única vantagem de realizar as operações diretamente com a corretora do banco na sala dentro da agência. Nada de TEDs. Só uma operação e na hora que quiser. Logicamente tendo os fones, celulares e radios dos gerentes. Se o seu dedo já é podre, imagina depois de hj, kkkkkk. Em tempo, se fizesse minha operação hoje e não antes de ontem ganharia 1,21/ação e não 1,18/açao. Até que seu dedo não é tão podre como Sir. Evaldo diz, hehe. Grande abraço

  2. Como a estratégia de permanecer em VALE eu considero muito boa, vou dizer apenas que, se fosse eu, agora que a VALE está quase 18 reais acima da PETRO, eu trocaria tudo pra petro, aumentando a quantidade de ações total em carteira.

    Mas que esse cara é dedo podre é!!

    Quanto a estratégia do Raptor, eu a considero muito interessante também. Como sempre digo: a estratégia é pessoal e intransferível e esta é uma excelente plataforma para adaptar ao gosto individual… boa Raptor!

    Mas o que me chama a atenção é a quantidade de operações que o DOUTOR teve que fazer… a carteira do cara é tão volumosa que ele opera igual a um fundo de investimentos para completar um único posicionamento… haja colchão pra guardar tudo em casa!

  3. MESTRE, o que acha de fazermos um post sobre corretoras??
    Quanto ao comentário do Dr. Foronda, essa é uma vantagem de utilizar corretora de banco, mas eu acho que essas mesas de operações de bancos são, em princípio, piores do que as corretoras de varejo por dois motivos: um é que o core business do banco é emprestar dinheiro e não fazer corretagem; outro é que os bancos preferem vender seus produtos de investimento aos clientes como forma de captação para emprestar dinheiro, ao invés de ver seus clientes investindo seu dinheiro fora do banco. Por isso, com raras exceções, essas corretoras de banco são ruins. O seu banco é uma dessas exceções (lembra quem te levou pra lá??)
    Como forma a desestimular esse investimento fora do banco, geralmente as taxas de corretagem são pela tabela bovespa. Para operar pequenos valores (como opções), pode ser atrativo. Mas para mudança de posições como fiz na sexta, gastaria de corretagem entre 4 e 5 vezes mais na tabela bovespa, mesmo com as 19 operações que fiz.
    Vamo que vamo!
    Abs,

  4. Eu acho a ideia excelente. Para começar podemos fazer um levantamento dos critérios que vamos analisar. Ex: taxas, plataforma de HB, operações possíveis, conta margem… fica difícil analisar coisas que eu acho importantíssimas como autonomia de decisão do atendente (eu escolhi a Alpes por isso)… qual a sua sugestão de critérios? Quem mais sugere?

  5. Entao, infelizmente no meu trabalho não consigo ficar a toda hora vendo a variação do mercado achei mais conveniente usar a corretora do banco (Santander, a saber). Para mim fica mais facil falar ao telefone (mesmo pq, infelizmente na minha atual situação poucos lugares que fico tem internet) e programar operações no dia com o gerente que está lá para isso. Ainda não tive nenhum descontentamento, não levando em conta a corretagem padrão da bovespa. Resumindo, para mim acho que funciona bem apesar de mais caro. Nas contas malucas do IR desse ano me deram um suporte nota 10. Mestres, me deem a luz para lançamentos de PETRE e F!!! Qual a dica???!!?!!?

Deixe um comentário