Sugestões de Leitura

Um estímulo cerebral para diversão

Como estou distante dos meus amigos, gostaria de propor um problema de raciocínio (daqueles que eu faço ao vivo).

Há 10 caixas, cada uma contendo 10 bolas de ferro. Sabemos que todas as bolas nas caixas pesam 10g cada uma, com exceção de uma caixa cujas bolas pesam 9g. No entanto, as 10 caixas são iguais. Você abre a caixa e vê as bolas de ferro mas não consegue distinguir visualmente as bolas de 10g daquelas de 9g. Você recebe uma balança que pode pesar uma caixa de cada vez e indicar o peso correto. Quantas caixas você pesará para ter certeza de qual caixa contém as bolas mais leves?

O objetivo é utilizar a balança o menor número de vezes.

A solução proposta para o problema será divulgada amanha.

Extraído do livro:

RACIOCINIO RAPIDO – COMO FAZER CONTAS DE CABECA – K Venkataraman

12 comentários sobre “Um estímulo cerebral para diversão

  1. Tá fraco, Dr. Calderon! Já consegui achar várias maneiras de ter certeza com 3 pesagens. Mas algo me diz que dá pra fazer com menos…

  2. Raptor :Tá fraco, Dr. Calderon! Já consegui achar várias maneiras de ter certeza com 3 pesagens. Mas algo me diz que dá pra fazer com menos…

    Dr. Calderon, peço desculpas humildemente. Fiz uma leitura errada do problema (li rapidamente e já visualizei a questão com uma balança de pratos, e pesando grupos de caixas). Depois de quebrar a cabeça com esse problema, reli e vi que o problema era outro… Que é uma balança de precisão e que só pesa uma caixa por vez.

    Agora vou ter que recomeçar meu raciocínio… Já já eu volto pra falar que você é fraco de novo! 🙂

  3. com a condição de pesar apenas uma caixa por vez, creio que somente teremos certeza pesando a nona caixa.

  4. galera, o Raptor me ligou pois achou a resposta. Ele vai comentar aqui a resposta completa e como chegou até ela!

    Esse cara é sinistro!! Manda muito bem o Raptor!

  5. Vocês são muito fracos mesmo! Eu sabia que a resposta tinha algo a ver com as bolinhas no interior das caixas (senão o problema traria 9 caixas de 100g e uma de 90g, não precisaria ter 10 bolinhas cada uma). Isso é que é um verdadeiro exercício de pensar fora das caixas! hehehe

    Enfim, estava no glorioso Shopping Plaza Macaé, jantando, mas as bolinhas não me saíam da cabeça. O que mais me afligia era a corrida contra o relógio, já que se eu não desvendasse hoje, o Evaldo postaria a resposta amanhã e eu perderia. Daí, enquanto me dirigia para o estacionamento pra ir embora, tive um insight e resolvi o problema!

    Consigo dizer com certeza qual a caixa que contém as bolas mais leves com apenas uma pesagem!

  6. evaldo78 :
    galera, o Raptor me ligou pois achou a resposta. Ele vai comentar aqui a resposta completa e como chegou até ela!
    Esse cara é sinistro!! Manda muito bem o Raptor!

    Vou comentar a resposta completa nada! Amanhã você dá a resposta pra eles. Já dei muitas dicas no meu post. Deixa eles queimarem a cachola um pouco mais.

    1. Como nosso campeão desafiou os menos favorecidos intelectualmente eu vou dar mais um dia para chegarem a resposta agora que ele ensinou o caminho das pedras…
      Só não vale o Denny olhar no google a resposta.

  7. Não olhei no Google seu “Mané”, o Raptor me falou. Mas não aceito a resposta dele, pois hora nenhuma é dito que em cada caixa pode-se colocar mais bolas.
    Se a resposta do Raptor for julgada como correta, então é porque a charada foi mal elaborada.
    Quando dizemos: “uma caixa de ovos”, não se imagina que nela caberão mais 40 ovos na mesma caixa. Da mesma forma, quando é dito que “Há 10 caixas, cada uma contendo 10 bolas de ferro”, quem imaginará que será possível colocar as outras bolas dentro da mesma caixa.
    Logo, de acordo com a charada formulada, a resposta é 9 vezes!

    P.S. Vê se da próxima vez elabora melhor suas charadas

    1. Em algum momento foi dito que não podia? Pensar fora da caixa não é fazer o que dizem que pode… é simplesmente seguir as instruções levando-se em conta que tudo pode se ninguém disse que não pode.
      Isso se aprende, mas é muito feito não aceitar uma resposta criativa só porque ela não se encaixa no que você definiu como “limites de solução”.

  8. Sabendo que a resposta era 1, hoje consegui bolar uma solução. Como o Evaldo não cumpriu sua promessa e não postou a resposta, vou postar minha solução aqui para ver se foi assim que os outros pensaram.
    A única maneira de identificar em uma única pesagem seria colocar as bolas das outras caixas dentro da primeira caixa. Mas como saber de qual caixa veio as bolas mais leves? É só colocar quantidades diferentes de bolas de cada caixa: ou seja, juntar às 10 da primeira 9 da segunda, 8 da terceira, 7 da quarta e assim por diante. No final seriam 55 bolas que deveriam pesar 550g. Pela diferença entre o peso real e os 550g esperados você identifica em qual caixa estão as mais leves.
    É essa a resposta oficial, MESTRE?

    1. Esta é a resposta sugerida. Pode ser que haja outras soluções para o problema chegando ao mesmo resultado. Eu não cumpri minha promessa e tenho um monte de desculpas mas nenhuma justificativa. Errei e assumo o erro. Estou no treinamento e já estão me chamando a atenção. Abraços

Deixe um comentário

