Operações Realizadas

Operações em 12/03/2010

Grande Mestre!

Com relação ao seu post anterior, minhas operações de hoje foram bastante satisfatórias. Estou posicionado na Vale e também precisei realizar rolagem de fuga.

Minha estratégia – um pouco diferente da sua – prevê levar minas operações vendidas para o vencimento quase sempre. Com isso opero pouco e consigo saber os dias que terei que me concentrar no mercado com bastante antecedência (aliás, fazia tanto tempo que não operava que tive dificuldade de encontrar o botão CONFIRMAR do HB… rsrsrsrs)

Até há alguns meses atrás, eu segui este plano literalmente e só realizava as rolagens no dia do vencimento da opção. Porém, frequentemente acabava pagando mais do que o esperado para rolar pois a liquidez das opções diminui no dia do vencimento e, consequentemente, o spread entre o vendedor e o pagão acaba ficando maior do que na véspera. Não foram poucas vezes que paguei VE numa opção no dia do vencimento, sendo que na véspera o VE estava zerado.

Isto ocorre porque, como não é permitido abrir posição vendida no dia do vencimento, os únicos negócios que acontecem são daqueles que estão comprados e querem zerar posição. Com isso, a oferta de vendedores cai drasticamente, notadamente nas ITMs (que é as que precisam ser roladas), pois muitos comprados em opções ITM o fazem justamente para exercer sua posição e, consequentemente, não a colocam à venda no dia do vencimento.

Resumindo minhas operações de hoje: estava lançado em 3 diferentes opções ITM da série C (que 10 pregões atrás estava 1 ITM, 1 ATM e 1 OTM…), rolei utilizando a planilha de rolagens que desenvolvi, estabelecendo que não colocaria recursos na operação. Terminei lançado em 2 opções ITMs da série D, com valorização potencial da carteira (isto é, caso venha ser exercido) de 2,5%. Como a rolagem foi ITM e o papel está em tendência de alta, minha minha chance de ser exercido é maior do que de ficar OTM em abril e, por isso, achei bastante razoável a operação. O custo de corretagem foi R$35,00.

Também acho que sua operação foi boa, já que R$32 na Petro agora é o ponto mais profundo da tendência terciária de alta, ou seja, a probabilidade de voltar neste valor no curto prazo não é tão boa assim. Deste modo, vender uma opção com um pouco mais de VE, mesmo tendo desembolso na operação, me parece interessante. Lembre que o lançador coberto nada mais é que um vendedor de VE. Nesse sentido, você vendeu um produto com mais valor agregado…

Comentem também a minha operação.

Vamo que vamo!

Abs,

3 comentários sobre “Operações em 12/03/2010

  1. É Doutor! Esta nossa vida corporativa foi muito agitada nesse mês (quase como a bolsa).

    Sua fuga foi boa cara… agora estamos os dois bem ITM, mas numa sacudida a gente volta bem pro game.

  2. Foi uma boa fuga! Quanto a rolar no dia do vencimento, acho que você fez bem em abandonar esse hábito. Realmente acaba pagando spread à toa. Eu rolo entre 5 e 3 dias para o vencimento, mesmo pagando um pouquinho de VE.

  3. Esse pouquinho de VE é largamente superado pelo VE da opção do mês seguinte. Não é muito racional ficar mendigando VE mesmo. Podemos obter relações de risco x retorno melhores nas opções do mês seguinte.
    Eu costumo utilizar a quinta ou sexta anterior ao vencimento, principalmente na hora do almoço (que é quando opero).

Deixe um comentário

