Análise Técnica do Calderon

PETR4 em 5/3/2010

Atendendo a pedidos, posto agora a AT atrasada de Petr4.

O papel inverteu a tendência de curto prazo – que era de baixa – quando furou a resistência dos 34,89 no dia 01/03, fechando a 34,93. Com a confirmação do dia seguinte e o fechamento acima da MME50, a posição deveria ser COMPRADA desde o fechamento de 02/03. Ainda dá pra abrir posição comprada no papel pois os indicadores e osciladores ainda não apontam sobrecompra, e a manutenção acima da MME50 parece consistente. De qualquer maneira, o stop agora ficou um pouco mais longo, o que pode comprometer a relação risco/retorno e tornar a operação menos atrativa para alguns.

Comprando agora, o papel deve buscar inicialmente os 36,66 – que é uma resistência fraquinha – pra depois testar a muralha dos 37,25/37,50, onde deve patinar um pouco antes de seguir em frente. O stop deve ser posicionado nos 34,89/34,97, que é a região do topo anterior, que coincide com a MM50. Potencial de lucro de respectivamente 2,2% e 3,85% nas resistência citadas, com potencial de perda de 2,73% se stopado. Não tem qualquer sinal técnico indicando reversão da tendência de alta (candle, figura, resistência próxima, indicador ou oscilador) e, portanto, eu abriria posição comprada para CP agora, mesmo atrasado.

A tendência secundária está indefinida, projetando uma congestão de médio prazo entre 30,70 e 40,90. Pela amplitude da congestão e pelo horizonte de tempo da mesma (que pode levar meses ou até mais de um ano para se definir), devemos seguir a tendência terciária para posicionamentos de curto prazo e aguardar definição para um posicionamento holder. Ou seja, o papel não tá pra casamento, tá só querendo ficar.

Abs,

8 comentários sobre “PETR4 em 5/3/2010

  1. Não sei nem o que pensar desta “papel não tá pra casamento, tá só querendo ficar”.

    A análise está bem focada e orientada meu caro. Ainda estou lançado lá na C32 e não me posicionei como pretendia devido às várias viagens nos dias que era para rolar a operação. No entanto, estou tranquilo pois posso até ser exercido, já que teria prejuízo (o meu preço médio é de 32,04 e o exercício seria a 32).

    Valeu Dr.

  2. mestre, também estou vendido na c32 mas o meu preço médio é 34. Meu plano é esperar esta última semana oportunidade de rolar para a d34 aceitando pagar até 50 centavos. Não acontecendo rolarei para a d32 e receberei mais alguns centavos aumentando o valor recebido com as opiças. Rolando para o próximo mês ficarei parado um pouco, mas atualmente prefiro ficar sem lucro que tomar prejuizo. De qualquer forma estenderei minha chance de até abril poder recomprar sem tomar prejuizo. O que acha?

  3. Utilize a planilha que o Calderon bolou. Coloque que aceita pagar os 50 centavos e veja quanto ela manda rolar para a D34 e quanto para a D32.

    Eu ainda acho melhor rolar parte para a D34 e parte para a E34, neste caso.

  4. Mestre Calderón, obrigado pela análise. Como pretendo montar uma carteira LP remunerada com lançamento de opções, a análise apontando que a PETR$ vai “andar de lado” me é mais favorável, pois o tempo joga a meu favor.
    Assim, pretendo lançar hoje na D38 a R$0,60 com stop para recompra a R$ 0,32. Entendo que o VE vai escoar mais rápido após 15/03 se continuar indefinido como está. O BOSI contina apontando D36, assim, pra quem não que ser exercido, seria melhor a D38. No meu caso específico, ficarei feliz mesmo exercido, pois meu PM é R$ 36,15 (bastante alto, eu sei, mas entrei tem pouco tempo … quando estava a 37 …)

    Enfim, achas interessante o lançamento, considerando a forte muralha dos 37,50?

  5. Amigo Calderon, basta vc imprimir o gráfico em PDF, ou mesmo dando um “print-screen” e aparando as arestas do Paint.

    Aí é só anexar e pronto! 😀 😀 😀 😀

Deixe um comentário

