Opções

Compra a seco

Eu só vou explicar a operação se vocês me pedirem. O meu objetivo é dizer se faço, quando faço e por que não faço e regras básicas para quando fizer.

Compra a seco – eu utilizo em casos muito, muito raros. Na verdade, eu não faço uma operação desta há 2 anos e pretendo não fazer mais. Motivo: é uma estratégia perdedora no longo prazo. As perdas são maiores que os ganhos no longo prazo.

Acho que é uma operação para ser utilizada somente como defesa para outras operações, em que a defesa seja aumentar o GAMMA da operação. Mas a melhor defesa para mim é zerar a operação.

O outro motivo é que minha estratégia é acumular o maior número de ações possível no longo-prazo e utilizar o mercado de opções como forma de ganhar um dinheiro extra e reinvestir na carteira, sempre. Desta forma, vejo o lançamento coberto como uma estratégia excelente para o meu gerenciamento de risco. Não pretendo realizar outras operações. Só para se ter uma ideia (se quiserem pode ser com acento), quando eu lanço 6.400 opções e esta cai R$ 0,20 (vinte centavos), eu obtenho um resultado de R$ 1.280,00. E isto acontece mesmo que a ação suba, contanto que não passe mais de vinte centavos o meu breakeven point. Mil e duzentos reais é MUITO dinheiro! Pra que eu vou querem mais???

Eu quero encher minha carteira de ações e viver ganhando dividendos e lançando opções OTM a vida toda sem fortes emoções.

Com relação a COMPRA A SECO, se você um dia fizer, NUNCA FAÇA PREÇO MÉDIO!! Repito: preço médio NÃOOOO.

Exemplo de preço médio: Comprar mil opções a 2 reais; a opção vai a 1,50 e eu compro mais 2000 opções: meu preço médio agora é 1,67! (eu penso: “basta subir um pouco que eu ganho com a operação”). Daí cai para 1 real e eu compro mais 2000 opções: preço médio agora é 1,40. (e minha cabeça não funcionará se eu repetir esta operação todo mês.)

É como uma empresa que já tem todos os sintomas de que tal produto/divisão já eram e insiste: compra maquinários mais modernos, investe em campanha de marketing, faz de tudo para tentar levantar o cavalo morto em vez de fazer a única coisa realmente certa: Descontinuar o produto/divisão e investir naqueles que estão bombando, potencializando ainda mais estes.

Galera, a ilusão da compra a seco já aconteceu comigo, acontece com todo mundo. Eu me lembro que eu disse pro Denny há cerca de 2 anos: “Quer perder 300 reais no mercado de opções?” E mostrei pra ele uma opção que tinha subido 6oo% naquele dia.

Ele respondeu: “Quero!”. Daí ele comprou a opção, perdeu todo o dinheiro e eu lhe disse: “Esse foi o melhor curso de opções que você poderia fazer na vida e lhe custou apenas 300 reais. Eu paguei 5 mil pelo mesmo curso! Foi uma excelente operação.” O Denny nunca mais fez esta operação e, desde então, vem mudando seus hábitos de consumo e adquirindo ações da Petrobras e fazendo lançamento coberto. Já tem mil ações e está muito feliz com o dinheiro retirado todo mês e reinvestido na carteira dele.

A bola de neve só começou para mim e para ele.

4 comentários sobre “Compra a seco

  1. isto mesmo. Agora, apesar de pouco (na verdade pouco é uma forma de dizer em relação a quantidade de Evaldo) estou sempre ganhando. Claro que sou mais conservador que o Mestre das finanças, mas atribuo isto ao meu, temporário, pouco conhecimento no assunto. Logo quando tiver uma quantidade boa e maior conhecimento, vou bombar.

    1. Acredito que você terá exatamente a quantidade que pretende ter. Basta continuar no caminho que está seguindo. A quantidade que você quer ter ao final do ano é qual? E em 2015?

      Evaldo

  2. não se deve condenar indistintamente todas as operações de compra seca de opção

    a opção é o instrumento ideal e adequado para comprar a prazo se o investidor ilíquido prevê alta da ação e terá grana disponível apenas na data do vencimento da opção

    compra uma quantidade compatível com o capital que disporá adiante, pagando uma parecela menor ou maior de juro, de acordo com a série itm ou otm escolhida

    o preço final da ação fica onerado, mas deve-se levar em conta que, se eventualmente a ação vier a cair drasticamente, pode dar a sorte de comprar a ação mais barato do que o planejado inicialmente

    compra a seco é realmente uma operação muito arriscada quando irresponsavelmente ALAVANCADA NA QUANTIDADE

  3. Isto Júlio. Se o cara tem grana para comprar 5 mil ações da VALE5, por exemplo. Ele quer fazer uma operação de curtíssimo prazo, um mês por exemplo. Ele acredita numa alta da ação.
    Ele pode comprar 5 mil opções (não alavancar na quantidade) e investir o restante num CDB.
    Se a ação realmente subir, ele ganha o troco. Se cair, ele perde menos e ainda tem o rendimento do CDB.
    Eu condeno operações de Compra a Seco como descrevi acima.
    Muitas vezes a Compra a Seco pode ser também uma defesa de operações de venda de volatilidade, ou outra operação montada para lucrar com a queda.

    Valeu mais uma vez por seu comentário Júlio! Sempre muito bem-vindos!

Deixe um comentário

