Operações Realizadas

Lançamento de 6.400 PETRC32 em 11-02-2010

Ontem realizei o lançamento de 6.400 PETRC32 a R$ 1,23. O plano é zerar a posição:

  1. Se o mercado cair, a R$ 1,01.
  2. Se o mercado subir – aguardar momento que permita rolagem de fuga para a PETRD34 no zero-a-zero.
  3. Se o mercado subir forte e a PETRC32 ficar muito ITM (R$ 3,00) – faço a rolagem de fuga para a D34 aceitando pagar até 25 centavos por opção.

Neste momento, ocorre uma questão muito legal para aprendizado. Logo após eu ter lançado, o mercado virou e começou a subir. Quando lançei ontem, a PETR4 estava a R$32,00 e agora está a R$33,40. Uma alta bem considerável e que nos leva a uma reflexão: É muito fácil atingir resultados quando o mercado vai a seu favor. Difícil é se manter no plano quando ele vai contra.

Para os que estão se sentindo mal cabe realizar um aprendizado. O meu aprendizado foi, como muito bem analisado pelo amigo Denny, ter realizado o lançamento mesmo não estando seguro para isto. Pelo menos eu tenho um plano cada vez que opero e vou segui-lo. O fato de ter um plano me garante que eu vou errar a direção do mercado várias vezes, mas garante que o meu processo é de sucesso e o resultado final será alcançado. Lembrando que o resultado final para minha estratégia é aumentar o número de ações para obter rendimento de dividendos e lançamentos de opções.

Ter um plano é ter tranquilidade. Claro que o plano deve ser aperfeiçoado sempre, mas nunca durante uma operação.

Eu vou elaborar um plano para os que estão aprendendo e para os que estão aprendendo e são conservadores. Serão duas sugestões de plano. Provavelmente amanhã os postarei.

6 comentários sobre “Lançamento de 6.400 PETRC32 em 11-02-2010

  1. Vou ficar no aguardo do seus posts para aprendizado. Como vc sabe, meu amigo, estou reiniciando minha carteira depois de ter saído do mercado. Aliás, tendo atingido o objetivo 33,50, ainda há ponto para compra? A formação inicial da carteira tem esse efeito de compra independentemente do preço, considerando a função longo prazo. Contudo, não uma promoção é sempre bem-vinda! Vc vislumbra alguma se aproximando?

    1. Eu vislumbro sim, mas não saberia precisar quando. Para quedas de curto-prazo convocamos sempre o Dr. Calderon, que neste momento está desfrutando uma viagem internacional e talvez fiquemos sem análise técnica até que ele volte.

      Eu acho que é sempre bom comprar, mesmo que eu tenha certeza que vai cair. No longo-prazo, quando a PETR4 estiver 300 reais, vai fazer muita diferença se você comprou algumas a 35 ou 30? Nenhuma né. Então eu compro sempre que tenho dinheiro.
      Abraço

    1. Eu estava esperando alguém perguntar isto. Excelente pergunta.
      Se a PETRC32 subir para entre 3 e 4 reais eu aguardo até próximo ao vencimento para a rolagem.

      Em se mantendo uma diferença maior que 25 centavos próximo ao vencimento, eu posso pular um mês (para a série E).

      Eu não me importo em fazer as rolagens de fuga porque eu tenho as ações. Claro que eu prefiro que o valor das ações permaneça baixo para poder comprar mais ações. Se eu pudesse escolher, só começaria a subir daqui a muitos anos.

Deixe um comentário

