Finanças Comportamentais

A difícil decisão de ficar de fora

Nós somos movidos por emoções e não somos autômatos – vide o post sobre Finanças Comportamentais.

Não é fácil decidir ficar de fora com toda esta volatilidade. Eu tomei a decisão de ficar de fora por um motivo bem básico:

A 1ª OTM da série C da PETR está com VE < 2% para um prazo maior que 1 mês. Não é um lançamento que me deixa tranquilo.

Já se eu tivesse VALE… as opções estão com VE bacana!

Amanhã veremos o que vai rolar com o mercado, agora estou indo pro futebol aqui do pessoal do trabalho.

Na verdade eu não estou de fora, estou comprado em 6.400 PETR4. Eu estou apenas tomando a decisão de não ficar lançado coberto.

4 comentários sobre “A difícil decisão de ficar de fora

  1. Evaldo, sua opção de não lançar agora está tecnicamente correta. Pra quem opera como você (carteira de longo prazo e remuneração da carteira com lançamento coberto), quando está lançado é como se estivesse vendido. Quem tem carteira de longo prazo e quer operar tendência no curto não fica comprado nunca, a não ser que alavanque, e acaba operando swing na venda. Então, na minha análise, semana passada foi excelente para lançar na petro, mas agora pode não ser um bom momento.
    Petro cumpriu o objetivo nos 30,80, que se mostrou um suporte importante, e agora está numa congestãozinha entre esse suporte e a resistência dos 32,68, que foi testada hoje e não rompida. Enquanto o papel ficar oscilando entre estes valores, deve-se ficar de fora, observando. Se furar pra baixo é venda com obetivo em 30,40 e 29,60. Se furar pra cima é compra com objetivo nos 33,53. Mas atenção! A operação de compra, se efetuada, será CONTRA a tendência, que é de baixa e só se reverte pra cima dos 35,05 (longe…). Estaríamos operando um repique, o que nos orienta a ter cuidado redobrado com o stop. Já se romper pra baixo é venda clássica, a favor da tendência.
    Minha opinião é de que o mercado deve repicar, pois os indicadores estão no campo sobrevendido (IFR furou os 30 hoje e empinou bem pra cima) e as Bandas Bollinger estão super abertas, podendo indicar final de movimento de baixa no curto.
    Comentando o IBOV (que está bem parecido com a Petro): está em tendência terciária de baixa, mas respeitou o importante suporte dos 62k. Resistência dos 65400 sentida hoje. Tem que furar pra um dos lados pra definir se repica (ou até inverte a tendência) ou se afunda um pouco mais. IRF menos sobrevendido que a Petro. Sombra superior do candle ainda distante da MME21, que foi o topo anterior.
    VALE: chegou a perder o importante suporte de 40,73 em 5/2 (inclusive fechando abaixo), que poderia inverter a tendência secundária de alta (terciária já é de baixa), mas não confirmou no dia seguinte, o que caracteriza um falso rompimento. Congestionada entre a mínima de ontem (8/2) e a forte resistência dos 43,35/43,70. Pra onde furar define. IFR já próximo de 50, caracterizando a indefinição. Se furar pra cima vem buscar os 44,00 e depois caminho livre até os 46,74. Pra baixo, se furar busca os 38,78.

    Resumão: tudo indefinido. Se definir, Petro parece ter melhores relações de risco/retorno pois a Vale vai ficar com stops muito longos.

    Ah, Evaldo! E ficar de fora também é estratégia 😉

    Abs e bons trades.

    1. Sem dúvida, ficar de fora é uma estratégia. Seu comentário foi direto no ponto. Eu não opero com base em aspectos técnicos, mas eu fico de olho nestes para não me posicionar de forma tal que me cause *”estresse pós-operatório” *(sacou o trocadilho, Dr. Calderon?).

      Para os que gostam de Análise Técnica (AT) eu digo que vocês podem decorar os comentários do Calderon e depois dizer pros amigos. O cara é um grande estudioso e acumulou muito dinheiro *operando*(outro bom trocadilho).

      Abraços.

  2. Segue minha análise técnica: É como eu sempre digo, hoje vai definir se vai subir ou cair.

    Obs. Utilizar esta análise em qualquer tempo.

Deixe um comentário

